Uma startup chinesa chamada Lingkong Tianxing Technology apresentou um protótipo de drone chamado Cuantianhou que vai abrir caminho para o voo supersónico de passageiros. A empresa alega que o veículo não tripulado vai conseguir viajar a velocidades quatro vezes superiores à velocidade do som (Mach-4, cerca de 4.900 km/h). O modelo é uma adaptação de tecnologia militar hipersónica à realidade da aviação comercial. A startup quer que este drone seja a base para a criação de um jato de passageiros supersónico.
O primeiro voo de testes deste drone está marcado para o próximo ano, mas a startup já realizou um voo de um protótipo de avião comercial capaz de duplicar o desempenho supersónico do Concorde em outubro do ano passado, lembra o Interesting Engineering.
Empresas dos EUA e da Suíça também estão a realizar experiências semelhantes neste setor. Nos EUA, está a ser desenvolvido um avião capaz de atingir velocidades Mach-5 e na Suíça o foco está em modelos alimentados a hidrogénio, mas em nenhum dos países foi ainda realizado qualquer voo. Na China, os primeiros voos de protótipos de avião comercial supersónico estão marcados para 2030.
Este drone chinês vai conseguir atingir Mach 4,2 a uma altitude de 20 quilómetros, mais do dobro da velocidade do Concorde. Com um peso de 1,5 toneladas e comprimento de sete metros, o drone tem dois motores de detonação para se conseguir movimentar.
O voo de outubro do avião Yunxing foi um sucesso, com a empresa a testar tecnologias essenciais como a aerodinâmica, a resistência ao calor e os sistemas de controlo, o que permite antecipar a janela de voo de protótipo comercial completo de 2027 para 2026. No Cuantianhou, estão a ser implementadas melhorias, nomeadamente no formato e nos componentes. O drone tem um consumo eficiente de combustível, necessitando de seis quilos para voar 50 quilómetros.
Os próximos passos envolvem desenvolver soluções de supressão de ruído, tirar partido da ciência de materiais e novos sistemas de controlo, para conseguir desenvolver mais rapidamente a aviação supersónica de passageiros.