A SpaceX concluiu ontem o lançamento de um foguetão Falcon 9 com uma cápsula Dragon e que levava os quatro astronautas da Crew-5 em direção à Estação Espacial Internacional. A bordo, dois astronautas da NASA (Nicole Mann e Josh Cassada), um japonês (Koichi Wakata) e, pela primeira vez, uma cosmonauta russa (Anna Kikina). Também Mann é uma estreia, sendo a primeira Americana Nativa a chegar ao espaço.
“Estou muito orgulhosa por representar os Nativos Americanos e a minha herança. Somos todos únicos, com diferentes antecedentes. Tivemos diferentes tipos de educação e somos profissionais com especializações diferentes. É fantástico estarmos todos juntos”, afirmou Mann em conferência de imprensa a 1 de outubro. Já Kikina agradeceu à NASA, à SpaceX e aos oficiais russos que tornaram a missão Crew-5 possível prometendo que “vamos fazer o nosso trabalho da melhor forma: felizes”, cita o Space.com.
A missão de lançamento demorou apenas alguns minutos e correu tudo como esperado: “foi uma viagem suave e vejo três caras felizes aqui, de volta à zero-g”, afirmou Wakata para os responsáveis da missão no solo.
Poucos minutos depois, o foguetão foi recuperado com sucesso, aterrando num navio da SpaceX no Oceano Atlântico junto à Florida.
A missão Crew-5 é o 44º lançamento da SpaceX este ano e há mais duas missões no curto prazo: um grande lançamento de satélites da Starlink para ontem e dois satélites de comunicações para hoje.
A equipa de quatro deve chegar à Estação Espacial Internacional durante o dia de hoje e vai ficar por lá durante cinco meses, a conduzir experiências científicas e a realizar outras tarefas a bordo, juntando-se aos sete astronautas que lá estão atualmente.