O National Solar Observatory divulgou duas imagens do Sol visto pelo novo telescópio Inouye para assinalar a estreia do sistema sedeado no Havai. O organismo promete que o aparelho, capaz de observar o Sol com detalhe nunca conseguido, marca o início de uma “nova era na Física Solar”, nas palavras de Matt Mountain, presidente da Associação de Universidades de Investigação em Astronomia dos EUA.
Numa das imagens parece que estamos perante um grande plano de uma carpete ou do pelo de qualquer animal. A fotografia cobre uma área de 82.500 quilómetros e retrata a atmosfera acima da superfície do Sol conhecida por cromosfera.
Sethuraman Panchanathan, diretor da National Science Foundation, que subsidia este telescópio, explica que este “vai transformar a maneira como o planeta prevê e se prepara para eventos como as tempestades solares”.
O Inouye tem estado a enviar pequenas antevisões das imagens que consegue produzir já há algum tempo. O telescópio passou por uma fase de comissionamento de quase um ano, à medida que as equipas iam cooperando para deixar tudo preparado para iniciar a operacionalização. Agora, o telescópio está 100% funcional e deverá começar a enviar imagens com detalhe nunca conseguido com os instrumentos atuais.