É costume dizer-se que no Espaço não há som, mas a mais recente partilha da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) permite ouvir… um buraco negro.
“A ideia errada de que não existe som no Espaço começou porque a maioria do Espaço é um ~vácuo [sic], não permitindo que as ondas sonoras viajem. Um aglomerado de galáxias tem tanto gás que nós recolhemos som real. Ei-lo amplificado, misturado com outros dados, para ouvir um buraco negro!”, lê-se na publicação da NASA na qual partilha o som de um buraco negro.
O som que é possível ouvir no vídeo acima é do buraco negro no aglomerado de galáxias conhecido como Perseus. Segundo um comunicado da NASA, os astrónomos descobriram que as ondas de pressão emitidas pelo buraco negro causam ondulações no gás quente daquele aglomerado e que pode ser convertido em sons. O que se ouve no vídeo em cima, segundo a agência espacial norte-americana, é “a tradução de dados astronómicos em som”.
A NASA teve no entanto de fazer uma gigante amplificação sonora nas frequências de origem – o som foi aumentado triliões de vezes – para que seja possível aos humanos ouvir o som do buraco negro. O resultado final é o som emitido em diferentes direções, daí a animação semelhante à de um radar.
Os dados que permitiram recriar o som do buraco negro foram captados pelo telescópio espacial de raios-X conhecido como Chandra.