Foi uma das surpresas da Web Summit: o anúncio de um novo LLM (Large Language Model) pelo primeiro-ministro. Um sistema de Inteligência Artificial (IA) tipo ChatGPT criado de raiz em Português.
Durante o anúncio, Luís Montenegro avançou com uma data para o lançamento: início de 2025. No entanto, de acordo com a Lusa, o grande modelo de linguagem, que foi batizado de Amália, só ficará finalizado em 2026. A informação foi avançada por Paulo Dimas, o diretor executivo (CEO) do Centro para a IA Responsável, que afirmou que se trata de um “projeto de 19 meses”.
Apesar desta diferença de datas, Paulo Dimas acaba por confirmar a informação do primeiro-ministro, já que uma primeira versão, beta, vai estar disponível “no primeiro trimestre” de 2025.
Na mesma entrevista à Lusa, Paulo Dimas salientou que este projeto assenta em princípios como a diversidade cultura e a proteção de dados. Ainda de acordo com este responsável, a Amália não vai ser desenvolvida ‘do zero’, mas sim baseada em trabalho já feito ao longo de anos por entidades como a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova, o Instituto Superior Técnico e a Unbabel. Paulo Dimas salienta que a equipa que vai trabalhar no desenvolvimento do LLM Amália “já tem muitos anos de experiência nesta área”.
O poder de computação necessário para treinar o novo modelo de IA português será fornecido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através de “um computador que está em Barcelona, mas que parte dele é português”.