O helicóptero Ingenuity já voou em Marte. Um momento histórico, já que é a primeira vez que uma máquina criada por humanos faz um voo num outro planeta que não a Terra. O voo, que durou 40 segundos, já foi confirmado pelos engenheiros da NASA.
O Ingenuity é um pequeno helicóptero que foi transportado para Marte a bordo do rover de exploração Perseverance. Como indicado quando a missão foi anunciada, o Ingenuity não tem objetivos científicos. Trata-se ‘apenas’ de uma demonstração de conceito, um primeiro passo para o desenvolvimento de futuros veículos de exploração voadores, que serão capazes de cobrir áreas maiores e mais rapidamente do que os tradicionais rovers de exploração da superfície.
A red-letter day on the Red Planet! #MarsHelicopter pic.twitter.com/Qow8JwhYEo
— NASA JPL (@NASAJPL) April 19, 2021
O voo terá atingido uma altitude de cerca de três metros. Devido à atmosfera muito rarefeita em Marte, o rotor do Ingenuity tem de rodar a 2500 rotações por minuto, uma velocidade cinco vezes superior à velocidade necessária para realizar o voo na atmosfera terrestre.
Se tudo correr como planeado, o Ingenuity deverá fazer um total de 5 voos de 30 a 90 segundos num período de um mês.

Toque português
A engenheira aeronáutica Florbela Costa, que trabalha na empresa suíça Maxon Group, foi a gestora técnica responsável pela preparação dos motores do Ingenuity. Motores que têm de ser muito eficientes já que a fonte de energia é reduzida: um conjunto de baterias Sony de baixa capacidade, alimentadas por pequenos painéis solares.