A Apple investiu 250 milhões de dólares, o equivalente a 225 milhões de euros, na fabricante de vidro Corning. A aposta é feita para que a Corning, um parceiro de longa data da marca da maçã, possa investir na investigação e desenvolvimento de novos processos de fabrico de precisão para vidro.
A Corning tem sido o fornecedor do vidro que protege o ecrã dos iPhones e iPads desde a primeira geração de cada um dos equipamentos. Também os iPhone 11 Pro e Pro Max usam o vidro criado pela empresa, sendo que nesta geração de smartphones a Apple diz que é o vidro mais resistente de sempre.
«Este investimento permite-nos desenvolver inovações em vidro, enquanto expandimos as nossas capacidades de fabrico. Mais importante, a nossa colaboração em curso permite-nos criar novas capacidades vitais para os consumidores e continuar a desafiar os limites do que é possível atingir no futuro.», comentou Wendell P. Weeks, diretor executivo e presidente da Corning, em comunicado.
O novo investimento significativo na Corning, que faz parte do Fundo de Fabricação Avançada anunciado pela Apple em 2017, aparece numa altura em que alguns dos principais rivais da Apple – Samsung e Huawei, por exemplo – começam a apostar no conceito de smartphones dobráveis e que, por agora, ainda têm ecrãs feitos em plástico.
Os 225 milhões agora investidos na Corning também fazem parte do projeto da Apple de investir mais dinheiro – e assim ajudar na criação de postos de trabalho – em empresas norte-americanas.
Esta não é a primeira vez que a tecnológica de Cupertino faz um investimento deste calibre na Corning: em maio de 2017, foi anunciado um acordo de 200 milhões de dólares, cerca de 180 milhões de euros, entre as partes.