Quando a Volkswagen anunciou o ID.2, um carro 100% elétrico que deverá ter um custo de entrada abaixo dos €25.000, a associação ao ‘Carocha’ foi imediata. O que levou o ID.2 ser apelidado de ‘elétrico do povo’, o carro 100% elétrico com o potencial para ser verdadeiramente popular e acessível. Só que o ID.2 só deverá chegar em 2025, daqui a dois anos. Ora, o BYD Dolphin já é uma realidade. Não só na China, onde, naturalmente, chegou primeiro, mas também na Europa, incluindo Portugal, onde vai chegar em setembro com um preço de entrada um pouco abaixo dos 30 mil euros.
Compacto, mas não assim tanto
O quarto BYD a chegar a Portugal é um citadino, mas os 4,29 metros de comprimento garantem mais espaço que vários concorrentes. Até porque este carro utiliza uma plataforma criada para 100% elétricos, o que permite um maior aproveitamento do espaço interior.
Mesmo a versão de entrada, com preço anunciado de €29.990, já tem uma bateria com 44,9 kWh de capacidade (autonomia WLTP de 340 km) e motor de 70 kW (95 cavalos). Mas vão existir mais versões, incluindo com bateria de 60,4 kWh e motores 150 kW (204 cavalos). A versão de topo tem um preço anunciado de €37.690.
No que diz respeito aos carregamentos, as versões com bateria mais pequena suportam um máximo de 60 kW (7 kW em corrente alternada), enquanto as versões com bateria maior permitem um máximo de 88 kW de potência nos postos rápidos (11 kW em corrente alternada). Curiosamente, a bomba de calor, um sistema que permite aumentar a eficiência, é de série em todos os Dolphin.
Como é habitual na marca, há uma forte aposta na tecnologia. De série, o Dolphin conta com um ecrã central tátil rotativo (pode operar na vertical ou na horizontal) com suporte para Apple CarPlay e Android Auto. E há várias funcionalidades de segurança: todos os modelos incluem aviso de colisão frontal, travagem autónoma de emergência, aviso de colisão traseira, alerta de tráfego na retaguarda do veículo com assistência, sistema de aviso de saída faixa de rodagem e sistema de manutenção à Faixa de Rodagem.
Já o cruise control adaptativo e o cruise control inteligente visam aumentar o prazer de condução. A câmara panorâmica proporciona ao condutor uma visibilidade de 360° para manobras seguras do veículo. Além disso, o sistema de deteção de ângulo morto, o controlo eletrónico de estabilidade, o controlo de tração, o controlo de descida em declive, a sistema auto hold e o reconhecimento de sinais de trânsito com controlo inteligente dos limites de velocidade estão incluídos como ajudas adicionais ao condutor.
Outra funcionalidade fornecida de série é o V2L (Vehicle-to-Load), que permite que o carro forneça energia a aparelhos externos a uma potência máxima de 3,3 kW. Ou seja, os utilizadores podem usar o carro como um género de powerbank gigante para, por exemplo, alimentar um fogão elétrico num piquenique ou carregar uma bicicleta elétrica.
Fotogaleria com os pormenores do BYD Dolphin