A Nissan apresentou o protótipo do RE-LEAF, um automóvel baseado no LEAF e que é um veículo de resposta a emergências. Este carro modificado consegue andar em estradas cobertas de destroços e ostenta fichas de carregamento à prova de água montadas no seu exterior. Com estas tomadas, é possível usar a bateria do de iões de lítio de alta capacidade para ligar dispositivos 110-230 V.
A preparação de um sistema de gestão de energia integrado com alguns destes RE-LEAF pode colocar em funcionamento equipamento médico, de comunicações, iluminação e outros aparelhos de suporte de vida, explica o comunicado de imprensa. Um estudo do Banco Mundial de 2019 conclui que os choques naturais e alterações climáticas são responsáveis por 37% das falhas de energia na Europa entre 2000 e 2017. A solução proposta pela Renault permite montar rapidamente um abastecimento móvel de emergência, com emissões zero, enquanto passam as 24 a 48 horas necessárias em média para restabelecer o abastecimento normal.
Ao atuar como uma estação de alimentação portátil, a mais recente geração Nissan LEAF e+ com uma bateria totalmente carregada de 62 quilowatts-hora (kWh) pode fornecer eletricidade suficiente para alimentar um lar médio europeu durante seis dias.
Os RE-LEAF podem ser usados para alimentar um martelo pneumático, um ventilador de pressão ou um ventilador de cuidados médicos intensivos durante 24 horas, por exemplo. Este modelo foi alterado para uma altura de 225 mm, recebeu uma proteção de cárter personalizada, apresenta pneus todo-o-terreno com jantes de desporto motorizado de 17 polegadas, não tem assentos traseiros e, depois de chegar a uma zona de desastre, abre-se o tampo personalizado que se estende da bagageira com um ecrã LED de 32 polegadas e uma alimentação dedicada cria um conector operacional para a gestão de comunicações e do processo de recuperação.
A Nissan explica que, no Japão, o LEAF tem sido usado para fornecer abastecimento e transporte de emergência após desastres naturais desde 2011 e que a empresa já tem mais de 60 parcerias com as autoridades locais.
“A disponibilidade de milhares de VE em estado de prontidão, quer como automóveis de apoio nos desastres naturais, quer para serem ligados à rede através da ligação do automóvel à rede elétrica (V2G), traduz-se na disponibilidade de uma central elétrica virtual capaz de responder de imediato para manter o abastecimento de energia durante uma falha grave da rede”, concluiu Helen Perry, Diretora de Automóveis de Passageiros Elétricos e Infraestruturas para a Nissan na Europa.