A Tesla recebeu luz verde para começar a produzir automóveis na China e tem como objetivo preparar semanalmente, pelo menos, mil automóveis Model 3. A construção da gigantesca unidade de produção, que dá pelo nome de Gigafactory e se localiza em Pequim, custou à empresa de Elon Musk cerca de dois mil milhões de dólares, o equivalente a 1,8 mil milhões de euros.
Segundo a BBC, a nova fábrica vai abrir portas à Tesla para o mercado chinês e vai baixar as taxas de importação impostas a automóveis produzidos nos Estados Unidos da América. O canal inglês sublinha que esta será a primeira fábrica automóvel inteiramente estrangeira em solo chinês e que tal pode significar uma maior abertura do governo chinês no que diz respeito ao mercado automóvel.
O governo chinês ofereceu ajuda à Tesla para acelerar o processo de construção da fábrica e uma redução na ordem dos 10% dos impostos que lhes são imputados na China. Elon Musk justificou o investimento de larga escala da marca, dizendo que vão chegar ao mercado «versões económicas» do Model 3.
«Esperamos terminar a construção inicial este verão, começar a produção dos Model 3 no final do ano e atingir um volume de produção elevado no próximo ano», disse o empresário numa publicação de Twitter em janeiro deste ano.