A Fiat Chrysler vai criar uma frota experimental com cerca de 700 veículos elétricos para testar a tecnologia vehicle-to-grid (V2G, na sigla em inglês), que permite a redes elétricas usarem energia armazenada em baterias de carros em períodos de maior procura.
De acordo com a Reuters, a multinacional italo-americana assinou esta quinta-feira um acordo com uma empresa energética italiana, a Terna, para darem início aos primeiros testes de interação entre os veículos e a rede elétrica através de uma infraestrutura de carregamento.
Segundo as duas empresas, será feito também um estudo para testar a exequibilidade do projeto onde será realizado o contacto dos primeiros carros com a rede elétrica através da infraestrutura V2G.
«Vamos começar com um Cinquecento (modelo da Fiat) elétrico» afirmou Pietro Gorlier, diretor de operações da multinacional. «O projeto vai arrancar nos próximos meses e planeamos ter testado entre 600 e 700 veículos em 2020/21», concluiu.
A empresa planeia produzir uma versão inteiramente elétrica do modelo Cinquecento já no segundo trimestre do próximo ano. O mesmo se aplica às novas versões plug-in híbridas do modelo Compass e Renegade da Jeep, um novo SUV compacto plug-in da Alfa Romeo, o Tonale.