A velocidade de carregamento das baterias é uma das maiores limitações dos veículos elétricos, o que está a ser resolvido com a introdução de novas baterias que suportam mais potências de carregamento e, é claro, de carregadores mais poderosos. Em Portugal, os carregadores de acesso público mais rápidos são os da rede de supercarregadores Tesla (SUC), que já conta com seis estações de norte a sul (cada estação SUC em Portugal tem, atualmente, entre 8 a 14 postos de carregamento). Uma rede exclusiva para carros da Tesla, marca que, recentemente, começou a fazer a atualização da rede nacional aumentado a potência máxima de 120 para 145 kW. Por comparação, os Postos de Carregamento Rápido (PCR) da rede Mobi.E atualmente disponíveis oferecem uma potência máxima de “apenas” 50 kW.
As consequências da atualização começam a ser notadas pelos condutores da Tesla, que começaram a publicar nas redes sociais fotos de carregamentos feitos com potência acima dos 120 kW. Um dos membros do grupo do Facebook Tesla Club Portugal, Americo Viana, publicou o que aparenta ser um novo recorde nacional: um registo de um Tesla Model 3 a carregar na estação SUC de Alcantarilha, Algarve, a uma potência de 149 kW, o que se traduz numa velocidade de carregamento de 1023 km/h. Na prática, este tipo de potência não se mantém durante muito tempo – depende de algumas variáveis – mas, a este ritmo, o Tesla Model 3 carregaria cerca de 170 km em 10 minutos.
Curiosamente, o valor registado até está acima do máximo que a Tesla indicou quando, em março, anunciou a atualização dos SUC já instalados. Mas a marca liderada por Elon Musk não se fica por aqui porque já começou a instalar os carregadores SUC 3.0, capazes de chegar a uma velocidade de carregamento de cerca de 1600 km/hora.
No que concerne a redes de carregamento ultrarrápido, a maior concorrente da Tesla é a Ionity, que já tem mais de 130 postos instalados na Eurpa, sobretudo, no norte e centro do “velho continente”. Esta rede, aberta a todas a marcas, foi criada pelos fabricantes BMW, Daimler (dona da Mercedes), Volkswagen, Audi e Porsche a que se juntou recentemente o grupo Hyundai. Os carregadores da Ionity chegam a atingir 350 kW de potência máxima, embora ainda não existam automóveis elétricos capazes de suportar esta potência de carregamento.