Para João Paquete, criador da plataforma, a ideia é simples – «queremos ser um género de Airbnb para carregadores de veículos elétricos», conceito que o sócio Sérgio Almeida explica melhor. «Esta será uma rede de carregadores privados que podem ser partilhados, gerando receita para os donos desses postos». Isto porque o Chargesurfing, que foi apresentado durante o ENVE (Encontro Encontro Nacional de Veículos Elétricos), vai permitir aos donos dos postos, definidos na plataforma como Hosts, cobrarem uma comissão por carregamento, que vai ser adicionada à comissão da Chargesurfing e ao valor efetivamente gasto na energia. «Não vamos cobrar pela energia», garante Sérgio Almeida, «a plataforma tem um sistema de gestão integrado que garante que o valor consumido no posto do Host seja transferido para o utilizador».
Quando questionado sobre as limitações legais em Portugal, que obrigam a que postos em espaços de acesso público estejam ligados à rede Mobi.e e que apenas os comercializadores de energia registados possam vender energia, Sérgio Almeida explica «não vamos vender energia, apenas prestar um serviço em que o Host é compensado pela energia que cedeu», acrescentado que «é por isso que ao utilizador vai ser apenas cobrado os quilowatts hora (kWh) efetivamente consumidos e ao preço que o comercializador de energia cobra ao Host». Quanto ao acesso aos carregadores, Sérgio Almeida explica que «não vai existir qualquer obrigatoriedade de ligação à rede Mobi.E porque estamos a falar de postos de carregamento em espaços privados de acesso privado».
A startup portuguesa dá exemplos de possíveis locais para instalar estes carregadores: restaurantes, stands e/ou oficinais de automóveis, parques empresariais, hotéis, parques de campismo, empresas, supermercados com parques privados, parques de estacionamento, espaços privados de municípios, escolas e ginásios. A Chargesurfing garante ainda que até tem uma solução para transformar lugares de estacionamento privados de acesso público, como parques abertos de superfícies comerciais, em lugares privados de acesso privado: um género de barra metálica instalada no chão à entrada do lugar, que abre apenas para os utilizadores da plataforma.
Os responsáveis pelo Chargesurfing garantem que a plataforma suporta um grande número de carregadores já instalados: bastam que sejam compatíveis com o protocolo OCPP. A plataforma tem por base uma app, onde os utilizadores vão poder encontrar os postos disponíveis através de um mapa, reservar o espaço de carregamento por algum tempo e iniciar o carregamento. Bastará apontar a câmara do smartphone para um código de barras presente no carregador para estabelecer a ligação e iniciar o carregamento. No final do carregamento será descontado, via cartão de crédito associado à app, o valor total do carregamento que resultará da soma de três parcelas: valor da energia consumida (o mesmo que é cobrado pelo operador de energia ao Host) e as duas comissões indicadas. Segundo os responsáveis, o Host terá acesso a um sistema de gestão muito completo que lhe permite verificar todos os aspetos relacionados com a utilização dos postos e até acesso a um gestor financeiro com capacidade para emitir faturas. O sistema, garante Sérgio Almeida, é totalmente parametrizável para que os Hosts possam definir variáveis como valor da comissão, possibilidade de agendamento de carregamentos, custo do agendamento, tempos máximos de utilização e custos extra para quem deixa o carro estacionado no lugar de carregamento após a carga estar concluída.
«Acreditamos que a nossa plataforma resolve muitas das queixas dos utilizadores de veículos elétricos, como dificuldade em saber os custos do carregamento, impossibilidade de reservar postos, o que é muito útil em viagens, e limita muito o problema de estacionamento abusivo em lugares dedicados ao carregamento». Os responsáveis deram alguns exemplos de quanto custará um carregamento nesta plataforma: para carregar cerca de 20 kWh, o equivalente a 100 a 150 km de autonomia na maioria dos carros elétricos disponíveis no mercado, com um valor por kWh de 16 cêntimos e comissões de €1,5 para o Host e para a Chargesurfing, o utilizador pagaria cerca de €7.
Para a Chargesurfing, tratam-se de valores muito competitivos que até podem ser mais baixos em função do custo da energia ou se o Host optar por comissões mais baixas. De acordo com as contas de Sérgio Almeida e João Paquete, o investimento num posto de carregamento ligado à Chargesurfing pode ser conseguido de seis meses a um ano. Isto para empresas ou particulares que optarem por instalarem um dos carregadores que a Chargesurfing, cujo custo total de instalação é «em média, 1200 euros» e permitem uma potência de carregamento até 22 kW. Para quem já tem um carregador compatível, os lucros podem ser imediatos, sublinham os empreendedores.
A plataforma vai incluir soluções de Inteligência Artificial para, por exemplo, permitir aos Host que consigam prever onde e quando valerá a pena instalar mais postos.
Alternativa à Mobi.E
Os responsáveis não escondem que têm objetivos de internacionalizar a plataforma: «até será mais fácil implementar esta rede em outros países devido à maior complexidade da regulamentação portuguesa, mas gostaríamos de começar pelo nosso país».
A Chargesurfing acredita que é uma alternativa viável à rede pública Mobi.E porque «descomplica a instalação, o pagamento e permite melhores serviços tanto para quem detém o posto como para os utilizadores dos veículos elétricos». Sérgio Almeida garante que já tem vários interessados na plataforma, sobretudo de empresas que têm ou pretendem ter frotas de veículos elétricos. A este respeito, os fundadores da Chargesurfing dão outro exemplo de utilização: possibilidade de instalar postos de carregamento na casa de colaboradores de uma empresa com a plataforma a garantir que os custos de carregamento associados vão ser transferidos para a empresa. «Deste modo os colaboradores que atualmente têm direito a um cartão de frota para gasóleo poderão passar a usar um carro elétrico sem que tenham de pagar a energia sempre que carregam em casa», remata Sérgio Almeida.