É mais uma promessa cumprida por Elon Musk. A Tesla revelou a terceira versão dos Superchergers, muitas vezes conhecida por SUC V3.0. De acordo com a demonstração feita durante a noite de ontem na Califórnia, Estados Unidos, a nova geração de supercarregadores tem o potencial para reduzir para metade o tempo de carregamento dos Tesla, que já era o mais baixo do mercado – há outros carregadores de grande potência em instalação, mas ainda não existem veículos comerciais elétricos não Tesla capazes de suportar essas potências.
Há várias novidades nos novos Superchargers, com destaque natural para a potência máxima de carregamento, que é de uns expressivos 250 kW. Por comparação, os Superchargers atuais, incluindo as cinco estações disponíveis em Portugal, são de 120 kW. Ainda assim bem mais que os 50 kW máximos dos Postos de Carregamento Rápido da rede Mobi.e.
Outra novidade é a não partilha de potência por pares de postos de carregamento. Nos Superchargers atualmente disponíveis, os 120 kW podem ser divididos por dois utilizadores que estejam ligados a carregadores que pertençam ao mesmo par (os postos têm uma indicação para que os utilizadores saibam quais os postos ligados aos pares de modo a evitarem a partilha de potência quando há vagas em outros carregadores da mesma estação). Nos SUC V3.0, tudo indica que isso não vai acontecer, ou seja, cada posto será capaz de manter uma potência mais elevada mesmo quando há mais carros em carregamento.
Na prática, a potência máxima não pode ser mantida durante todo o processo de carregamento – as potências são mais reduzidas quando os níveis de bateria são muito baixos ou muito altos para proteger as células. No entanto, de acordo com a demonstração feita pela Tesla, a velocidade máxima atingida pode ser superior a 1000 milhas por hora, o equivalente a cerca de 1600 km/h. Na prática, não são carregados 1600 km numa hora de carregamento pelas razões já indicadas e porque as baterias não têm essa capacidade. Mas num Model 3, os novos carregadores serão capazes de adicionar cerca de 120 km de autonomia em apenas cinco minutos de carregamento.
Para atingir uma potência tão elevada, a Tesla adicionou um sistema de refrigeração líquida aos carregadores, o que até permitiu tornar os cabos mais finos. Há outra novidade no campo de software nos próprios carros: quando o sistema de navegação está a ser utilizado para incluir carregamentos nos SUC, as baterias podem ser climatizadas (arrefecidas ou aquecidas) por antecipação para que fiquem aptas a receber carregamentos de maior potência.
De acordo com a informação disponibilizada, tudo indica que os novos SUC V3 vão ser instalados em novas estações a serem criadas fora das cidades, de modo a serem utilizadas, sobretudo, por carros que estão em viagens mais longas. No entanto, a Tesla também anunciou melhorias a serem aplicadas nas estações atuais, com SUC V2.0. Estes supercarregadores, que já estão disponíveis em mais de 12000 estações, vão ser submetidos a um aumento de potência, alcançado os 145 kW, o ou seja, mais 25 kW do que o atualmente disponível.
Como a demonstração foi feita usando um Model 3, que tem baterias com células diferentes das usadas nos Model S e X, ainda não ficou claro se este aumento de potência vai ser também aproveitado pelos carros mais caros da Tesla.