O sistema MapLite foi usado com sucesso para guiar um carro autónomo em várias estradas rurais do Massachusetts. A grande vantagem deste sistema, desenvolvido por uma equipa do MIT, é que dispensa a necessidade de se ter todas as estradas mapeadas a priori. Durante as experiências, a equipa liderada por Teddy Ort explica que o carro conseguiu reconhecer curvas e obstáculos a até 30 metros de distância.
Ort percebeu que, em zonas rurais, até as folhas nas árvores mudam de uma época para a outra, pelo que seria bastante difícil criar mapas (e mantê-los atualizados). Assim, a abordagem passa por criar esta solução com LiDAR e com GPS.
O trabalho foi desenvolvido pelo Computer Science and Artificial Intelligence Lab (CSAIL) no MIT e a tecnologia MapLite pode ajudar a criar frotas de carros autónomos que possam operar em zonas rurais, onde os mapas não são tão detalhados quanto nas cidades. «O nosso sistema não faz qualquer presunção sobre as marcações nas estradas e assume apenas os mínimos sobre a geometria das estradas», dizem os investigadores citados pelo Motherboard.
O objetivo é oferecer uma solução de mobilidade para os cidadãos mais velhos que habitem estas zonas rurais, que muitas vezes não são servidos sequer por autocarros e aumentar a segurança nestas estradas.
Ainda não há qualquer indicação de quando é que esta tecnologia poderá estar disponível ao grande público ou aos fabricantes automóveis.