

Pedro Fernandes confessa: «sempre tive alguma dificuldade em acordar». Quando a Escola Profissional de Braga lhe arranjou um estágio numa empresa de Melgaço, o jovem finalista do curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos não teve outra alternativa senão desenvolver uma solução capaz de tornar mais fácil a hora de despertar. E foi assim que começou a trabalhar numa app para iOS que permite adiar o sinal sonoro com a passagem de uma das mãos sobre o telemóvel e que revela as previsões meteorológicas para o dia que começa.
«Nenhum despertador de telemóvel funcionava da forma que eu queria», explica Pedro Fernandes.
Em outubro, a Wake Despertador estreou na App Store com duas versões: uma gratuita que apenas permite escolher um único horário de despertar e é limitada no que toca à escolha do sinal sonoro; e uma segunda versão que custa 89 cêntimos e que já permite definir vários horários e sons (ou músicas) e ainda inclui previsões meteorológicas. Em ambas as versões, há duas funcionalidades em comum: para desligar o alarme, o utilizador apenas tem de abanar o telemóvel ou virá-lo ao contrário; e para adiar o alarme (ou snooze, como diz se na gíria).
Atualmente, mais de 4000 pessoas já descarregaram a app. A versão grátis dominou as preferências dos utilizadores, o que, juntamente com o aparecimento de apps concorrentes, levou Pedro Fernandes a apostar numa versão única que será lançada em breve. «A ideia é que a maioria das funcionalidades seja grátis e que apenas os utilizadores que querem ter a central de alarmes tenham de pagar alguma coisa», explica Pedro Fernandes.
A par das funcionalidades pagas, o jovem de 17 anos pretende garantir algumas receitas com a inclusão de publicidade no mostrador do despertador.
Nos planos de Pedro Fernandes está ainda o desenvolvimento de versões para Android e Windows Phone. Enquanto não saem essas versões, promete manter o suporte Wake Despertar e dedicar especial atenção aos pedidos dos utilizadores: «A ideia de criar notificações que indicam que o despertador foi ativado ou a funcionalidade que mostra a hora como se fosse um relógio de cabeceira, quando o telemóvel está na horizontal».
Preço: versão grátis ou versão paga (0,89 euros)
Versão: 3.0
Tamanho: 10,7 MB
Requisitos: iOS 7.0 ou posterior