Com o iPhoto é possível editar e partilhar facilmente fotos a partir do iPad ou iPhone – não é compatível com o iPod Touch nem com o iPad da primeira geração.
O que mais impressiona nesta aplicação é a facilidade com que se consegue aplicar ferramentas relativamente complexas, como a correção de imperfeições nas imagens, a mudança dos níveis de exposição, a aplicação de efeitos artísticos e os diferentes acertos em termos de tonalidades, brilho e contraste. Há pincéis para trabalhar zonas específicas da imagem: reparar, olhos vermelhos, saturar (cores), dessaturar, iluminar, escurecer, acentuar e suavizar. Deste modo é possível fazer correções específicas.
Na versão iPad há uma ferramenta muito interessante: a lupa, que surge quando tocamos na imagem com dois dedos. O melhor é que podemos rodar a lupa – através de dois dedos – para aumentar ou diminuir a ampliação.
O pior acaba por ser o desempenho, sobretudo quando estamos a editar imagens com alguma dimensão. Praticamente todas as operações conduzem a tempos de espera (para atualizar a imagem na biblioteca do aparelho), que podem ser de vários segundos nos piores casos.
E, é claro, esta não é uma aplicação para profissionais. Como é hábito no software da Apple para o grande consumo, este programa é muito bom a fazer aquilo para que foi desenhado pelos programadores, mas só isso. Falta-lhe ferramentas mais avançadas e personalização da interface. Mas, obviamente, o iPhoto não foi criado para substituir o Photoshop.
Gostámos muito do trabalho que a Apple fez na adaptação aos dois ecrãs (iPad e iPhone), que fez com que a versão para o telemóvel tenha quase todas as capacidades da versão para iPad.
Se procura uma solução simples para editar fotos e partilhá-las facilmente, o iPhoto vale completamente os 3,99 euros pedidos. Torna-se particularmente interessante para quem já tem o adaptador para passar fotos das câmaras digitais para o iPad.
Preço: €3,99
Requisitos: iOS 5.1 (iPhone 4, iPad 2 ou superior)
Versão: 1.0
Lançado: 7 de março de 2012
Tamanho: 106 MB