Kevin Reimann Saraiva, 17 anos, é piloto de ralis, mas também é estudante de engenharia mecânica e empreendedor. Natural de Coimbra, tem nacionalidade portuguesa e estónia, e planeia competir, já este ano, nos campeonatos de ralis da Estónia e Finlândia, bem como participar em algumas provas do Campeonato de Portugal de Ralis.
Mas Kevin tem ambições também na área da tecnologia através da KRS (Kevin Reimann Saraiva Team), empresa onde, com o irmão Kristian Saraiva, desenvolve aplicações para o desporto motorizado. É o caso da solução 5G Stream Live, distinguida na edição de 2022 do IoT Challenge, que a KRS desenvolve com parceiros na área da tecnologia, para transmitir, em tempo real, imagens e dados do carro para uma plataforma web.
Como o nome indica, a solução recorre à tecnologia 5G que Kevin considera fundamental para os objetivos indicados porque “possibilita ter uma baixa latência na transferência de imagem e dados”. Em declarações à Exame Informática, o jovem piloto referiu ainda que com o desenvolvimento do 5G “iremos ter, além da baixa latência, uma grande precisão das cordeadas de localização”. Uma capacidade que é vital para a “segunda fase do projeto, que é a parte de controlo e tomadas de decisão remota da viatura usado os dados e imagem o 5G”.
Além do software, o 5G Stream Live inclui hardware, mais propriamente um kit com duas câmaras e um dispositivo responsável pelo armazenamento de dados e comunicação via rede móvel. Um sistema onde nem falta uma VPN (Virtual Private Network) para garantir a segurança da comunicação. Este sistema pode ser usado, na sua implementação mais direta, para transmitir vídeo e som em direto para plataformas de streaming, como o YouTube. Mas, numa implementação mais avançada, também pode funcionar como sistema de telemetria, através da ligação à porta OBD2 da viatura. Deste modo, será possível obter dados técnicos sobre o desempenho do carro e até criar um género de caixa negra de registo remoto. Kevin prevê muitos tipos de aplicações diferentes.
Além do desporto motorizado, onde este sistema pode ajudar pilotos e mecânicos a otimizarem o desempenho, será possível usar a solução em outros tipos de veículos, como transportes de mercadorias e passageiros, e até em plataformas para smart cities. O piloto e futuro engenheiro planeia, ainda, incluir algoritmos de IA para aumentar a funcionalidade da plataforma.
E a solução da KRS (Kevin Reimann Saraiva Team) ganhou o prémio honorário com a solução 5G Stream Live, que faz aquisição instantânea de imagem e dados técnicos dos carros, possibilitando, entre outros cenários, a atuação remota e automática em tempo real em caso de emergência.
A KRS, de Kevin Saraiva e do seu irmão Kristian Saraiva, desenvolve aplicações de desporto motorizado e Open Source para ajudar a aumentar o desempenho e as competências dos jovens pilotos.
A aplicação que ganhou o prémio honorário com a solução 5G Stream Live tem várias utilizações, pois permite, por exemplo, live streaming a partir do smartphone e inclui uma câmara que recolhe vídeo e telemetria do carro remotamente e isto pode ajudar os pilotos a melhorar a sua pilotagem, analisando vídeo e telemetria em paralelo.
A solução usa a capacidade 5G para transmitir a imagem e dados do carro para uma plataforma na internet. O objetivo final do projeto é desenvolver e testar esta tecnologia para que se possa desenvolver produtos.