Segurança em casa ou na estrada, deteção de incêndios e até monitorização da Covid. Tudo isto se faz na Instaltech, em soluções que tiram partido do poder da imagem para identificar situações de risco.
Para o IoT Challenge, a empresa com sede no Porto, estendeu o poder das câmaras, transformando-as num sensor. De uma forma genérica, a solução Instaltech 5G AI IoT – Video as a sensor, recolhe dados de tráfego de veículos e pessoas, captados por câmaras de vídeo.
Através de um algoritmo de Inteligência Artificial, estas imagens são convertidas em informação útil, como sejam o número de carros a circular na via, avarias na estrada, veículos em sentido contrário. Tudo em “estrita conformidade com o RGPD”, apressa-se a esclarecer Filipe Borges, fundador e CTO da empresa, já que a informação extraída diz respeito única e exclusivamente aos meta-dados. “As imagens nunca chegam a sequer sair da câmara”, sublinha.
Como a câmara tem placa gráfica embutida, todo o processamento é feito na origem e esta acaba por funcionar como uma fotocélula que envia apenas contagens. Os dados são então transmitidos via rede IoT 5G para o sistema de gestão centralizado, que de seguida envia para os clientes – municípios, concessionárias de autoestradas – a informação já tratada, totalmente anonimizada. Tudo bonitinho e fácil de ler num dashboard.
O algoritmo tem ainda a particularidade de estar otimizado para cenários de via pública. “Conseguimos num único frame classificar 300 carros”, avança Filipe à Exame Informática. A solução está em testes finais em alguns municípios e concessionárias e estará pronta a comercializar em setembro, estima o responsável.