A Google anuncia a chegada do Gemini 2.5, um modelo de Inteligência Artificial com um desempenho forte no LMArena (teste de desempenho), particularmente nas áreas da programação, matemática e ciências. Este novo modelo vai estrear-se no assistente digital através da designação Gemini 2.5 Pro Experimental, numa abordagem diferente da que a Google seguiu com o Gemini 2.0, que chegou primeiro na versão Flash.
A gigante tecnológica explica que o modelo 2.5 fornece respostas assente em mais raciocínios complexos e menos em sistemas de classificação e previsão, como nos modelos atuais, noticia o Engadget. “Com o Gemini 2.5 atingimos um novo nível de desempenho ao combinar uma base de modelo significativamente melhorada com melhorias pós-treino”, afirma Koray Kavukcuoglu, o responsável tecnológico da DeepMind. O executivo explica ainda que “doravante, estamos a integrar as capacidades de pensamento diretamente em todos os nossos modelos, para que possam lidar com problemas mais complexos e suportar agentes cada vez mais capazes e conscientes do contexto”.
Numa altura em que o Gemini 2.0 está a chegar agora aos serviços da Google como o AI Mode ou o Deep Research, a Google vai começar a disponibilizar o Gemini 2.5 Pro Experimental no Gemini AI Studio e os utilizadores Gemini Advanced já podem tirar partido da novidade diretamente na aplicação Gemini.