Às 06:47 terminou a contagem decrescente e o foguete SLS da NASA descolou, rumo à Lua, deixando belas imagens de um lançamento noturno. Um sucesso que chega depois de vários adiamentos devido a problemas técnicos relacionados com o fornecimento de combustível a este poderosíssimo foguetão, com 98 metros, que transporta a cápsula Orion, dedicada ao transporte de tripulação. Neste primeiro voo da missão Artemis o espaço está ocupado por bonecos. Mas na próxima, prevista para 2024, já levará tripulação.
Neste regresso à Lua, 50 anos depois da missão Apolo, a NASA tem vários objetivos, como a exploração de minerais do solo lunar, desenvolver nova tecnologia espacial, como os fatos, e ainda promover a igualdade, ao incluir astronautas não brancos e mulheres. É também um marco na exploração espacial, ao envolver empresas privadas, como a Boeing e a SpaceX. É também uma escala natural e obrigatório para os planos de chegada a Marte.
Neste objetivo também está incluída a construção da Lunar Gateway, uma estação espacial em órbita da Lua, que servirá como plataforma para os astronautas fazerem alguns trabalhos enquanto estiverem em missão de exploração da Lua. Também aqui os privados terão um papel importante, bem como a Agência Espacial Europeia que deverá ter direito a enviar um astronauta europeu.
Assista aqui ao lançamento.