A Motional (consórcio que junta Hyundai e Aptiv) assinou um acordo com a Uber para o desenvolvimento de carros autónomos para servir a plataforma de transporte de passageiros. O interesse da Uber por este segmento parecia ter arrefecido com a venda da sua divisão própria onde estava a explorar esta tecnologia. Agora, depois de uma reorganização interna, a empresa prepara-se para entrar novamente na corrida pelos robotáxis, carros autónomos de transporte de passageiros.
O acordo com a Motional inclui o transporte de pessoas e também o serviço Uber Eats, pelo que as ambições parecem ir mais longe agora. O serviço vai estrear-se nos EUA, em cidades ainda por anunciar. Sabe-se também que a parceria prevê a utilização do modelo Ioniq 5 da Hyundai, noticia o The Verge.
A Motional não é virgem neste tipo de acordos, estando já a explorar um serviço de táxis autónomos para a Lyft, principal rival da Uber, em Las Vegas. Por outro lado, a Uber também tem outros parceiros no setor, nomeadamente a Nuro para a Califórnia e para o Texas.
Com a utilização da aplicação, os passageiros vão poder chamar um carro, desbloquear as portas e desfrutar o serviço de entretenimento a bordo.