Felix Kjellberg, o popular Pewdiepie, tem uma larga base de seguidores, envolveu-se em polémica após polémica, tendo chegado a pedir desculpa várias vezes e contribuído para campanhas de angariação de fundos para causas nobres, como forma limpar a reputação. Agora, a comunidade de fãs descobriu a conta verificada de Spotify do youtuber o que causou reações diversas, chegando a haver artistas que pediram que ele deixasse de os seguir.
Kero Kero Bonito, Rina Sawayama, 100gecs e SOPHIE, bandas e artistas de Hyperpop e PC Music, dois géneros que possuem audiências LGBTQ, estão entre os músicos que Pewdiepie ouve.
Gupi, o nome de palco de Spencer Hawk, o filho do skater Tony Hawk, é outro dos artistas seguidos, mas que expressou o seu desejo de não ser ouvido pelo polémico youtuber. “Acordei, descobri que Pewdiepie ouve-me a mim e a outros, Pewdiepie por favor não ouças a minha música. OK, de volta à cama”, escreveu Gupi no Twitter. A mensagem não passou sem reações, com os fãs do youtuber a não entenderem como Gupi não se estava a sentir lisonjeado pela ‘honra’ de ser seguido por uma das maiores personalidades da Internet. Spencer Hawk voltou às redes para pedir a alguns destes fãs para também eles deixarem de o ouvir, noticia o Vice.com.
Umru, outro artista que está na lista, também escreveu no Twitter que preferia que Pewdiepie não ouvisse o seu trabalho. Estes dois artistas reforçaram em diferentes ocasiões que a sua música não é para todos. Os adeptos do youtuber não conseguem perceber como é que estes artistas não pretendem ter a maior audiência possível.
Recorde-se que Pewdiepie foi altamente criticado por ter feito comentários racistas nos seus vídeos e por ter pagado a pessoas para ostentarem cartazes contra judeus.