A gestão dos perfis associados a cada conta no Netflix vai mudar. Até agora, as opções de controlo parentais eram muito limitadas. Basicamente, além da definição do tipo de utilizador do perfil (crianças ou adultos), o gestor da conta estava limitado a criar um PIN de segurança geral para acesso a conteúdos acima de determinada idade.
Com o novo sistema de gestão e controlo parental, é possível atribuir um PIN de bloqueio a cada perfil, bem como definir, para cada um dos utilizadores, filtros baseados na classificação etária. Desde modo, os utilizadores só conseguem visualizar conteúdos considerados adequados às suas faixas etárias e não podem aceder aos outros perfis da conta que estejam bloqueados por PIN.
Além da definição automática em função das classificações etárias, o gestor da conta pode ainda bloquear conteúdos específicos manualmente, seja filmes ou vídeos. O que significa que, por exemplo, os pais podem controlar com muito mais detalhe o que é acessível aos filhos. Mas o contrário não é possível: ou seja, o gestor de conta não pode adicionar conteúdos definidos para faixas etárias superiores a perfis de faixas etárias menores. Os títulos bloqueados nem aparecem nas listagens quando a usar o perfil com bloqueios.
Há ainda outras ferramentas de gestão, com destaque para o histórico de visualização, que permite analisar, por exemplo, qual o conteúdo visualizado pelas crianças e durante quanto tempo.
Em resposta à Exame Informática, Cameron Johnson, diretora de inovação da Netflix, explicou que esta gestão será acessível via browser ou através da apps para Android e iOS. Após o gestor da conta configurar os acessos, os filtros e/ou pedidos de PIN passam a ser aplicados mesmo em clientes Netflix que usam este serviço em Smart TV ou boxes.