Criou, em 2008, a empresa que viria a tornar-se no primeiro unicórnio português, levou-a para a bolsa em Wall Street e pô-la a valer cerca de 21 mil milhões de dólares. Anos depois, ficou à beira da falência, tendo sido resgatada pelos cul-coreanos da Coupang. E é no meio de todo este processo, iniciado no final de 2023, que o fundador da Farfetch, José Neves, deixa o cargo de presidente-executivo da empresa – a profissão mais solitária do mundo, segundo o próprio, numa entrevista dada à EXAME em 2016.
A notícia foi avançada pelo site The Business of Fashion, com base num e-mail enviado a todos os trabalhadores da Farfetch, divulgado depois também pelo português Expresso. De acordo com o jornal especializado em moda, a empresa fica agora sob a liderança de uma equipa encabeçada pelo diretor-executivo da Coupang, Bom Kim, que inclui outros membros da Farfetch.
Em dezembro, a empresa criada por José Neves foi comprada por 500 milhões de dólares (o equivalente a 465 milhões de euros) pela Coupang, uma rival da Coreia do Sul. Foi a forma encontrada para evitar a sua falência.
Considerada a “Amazon da moda”, a Farfetch é uma plataforma online de venda de marcas de luxo. Em 2021, foi considerada pela Time uma das 100 empresas mais influentes do mundo. O seu negócio é a venda de roupa, sapatos e acessórios de moda de outras marcas de luxo, desde Gucci, Balenciaga, Burberry e Dior. A empresa tem sede fiscal em Londres, opera em 190 países e tem mais de 4 milhões de clientes registados. Tem também outros negócios no segmento do luxo, em colaboração com grandes marcas internacionais.
As claúsulas do negócio com os sul-coreanos incluíram um empréstimo no valor de 500 milhões de dólares, que será concebido às prestações até 30 de abril de 2024. A operação foi feita através do grupo Athena Topco, detido em 80,1% pela Coupang e pelo fundo Greenoaks (19,9%). O empréstimo terá uma taxa de juro anual de 12,5%, que será pago mensalmente.
A Coupang é uma concorrente da Farfetch na Coreia do Sul. Também apelidada como a “Amazon da Coreia”, a empresa ficou conhecida por entregar as encomendas no próprio dia. Fundada três anos depois da Farfetch tem negócios em várias áreas, desde a Coupang Eats (entrega de refeições) ou a Coupang Pay (serviço de “streaming”).
Depois do negócio, José Neves pediu desculpa aos trabalhadores, de acordo com o Público, confirmando que iam assumir perdas.
Apesar de ter sido criada em 2008, a Farfetch só deu lucro pela primeira vez em 2021, graças ao período pandémico. No entretanto tinha garantido várias rondas de financiamento junto de investidores particulares e protagonizado uma entrada em bolsa feita com relativo de sucesso. Em 2023, porém, viu os resultados líquidos derraparem outra vez. Até ao negócio com a Coupang, acumulava três trimestres de prejuízos consecutivos e entre abril e junho de 2023 registou perdas de 258 milhões de euros.