Já são conhecidos os melhores do Enoturismo em Portugal. Num evento apresentado por Mónica Jardim, no Alentejo, e promovido pela Associação Portuguesa do Enoturismo (APENO), o País ficou a conhecer quais os melhores projetos e os melhores profissionais de 2023 de um setor em franco crescimento. Região do Alentejo volta a estar em destaque, e para além dos 14 prémios entregues a cada categoria a concurso, houve ainda espaço para seis diplomas de Mérito e Incentivo.
A Herdade da Malhadinha Nova voltou a ser distinguida como Melhor Enoturismo em Portugal, numa votação que contou com um painel de mais de 250 jurados das mais diversas áreas: jornalistas do vinho e do turismo, entidades oficiais do vinho e do turismo, chefes de cozinha e escanções e associados da APENO.
A cerimónia, que teve como patrocinador principal a Ageas Seguros, e que conta com a EXAME como parceira, foi também apoiada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo que, tal como no ano passado, foi a região que arrecadou a maioria dos prémios.
Conheça todos os vencedores abaixo:
Melhor Sala de Provas: Niepoort
Melhor Empresa Turística: WINEnROUTE
Melhor Projeto Inclusivo: Adega Mayor
Melhor Projeto Sustentável: Azores Wine Company
Melhor Restaurante: Bomfim 1896
Melhor Chefe de Cozinha: Miguel Laffan
Melhor Sommelier: Gonçalo Mendes
Melhor Profissional: Sofia Soares Franco
Melhor Estada: Torre de Palma Wine Hotel
Melhor Loja: Quinta da Taboadella
Melhor Arte e Cultura: WOW – World of Wine
Melhor Inovação e Tecnologia: WOW – World of Wine
Melhor Hospitalidade: Herdade da Malhadinha
Melhor Enoturismo de Portugal: Herdade da Malhadinha
DIPLOMAS DE MÉRITO E INCENTIVO
Este ano, a APENO decidiu ainda atribuir seis diplomas de Mérito e Incentivo a pessoas que, nas suas empresas, se evidenciam pela entrega e pela excelência do serviço oferecido.
Vanessa Ferreira (Quinta do Pôpa)
David Borges (Adega da Vidigueira)
Olena Cherkashyna (Enoport)
Ana Reis (Quinta do Sanguinhal)
Sónia Martins (Lusovini)
Jorge Afonso (Casa do Jôa)
Criada há apenas três anos, a APENO tem-se dedicado a tentar valorizar o setor do Enoturismo, que não tem um Código de Atividade Económica próprio apesar da importância para a economia nacional. Certo da importância do trabalho desenvolvido pela organização, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez questão de se fazer presente no evento, apesar da indisponibilidade de agenda, através de uma mensagem de vídeo em que felicitou todos os premiados:
“Quero felicitar todos, mas em especial os premiados que mais se distinguiram e diferenciaram, que servem de exemplo e motivação para mais projetos de excelência. Que se repliquem no nosso País”, disse o Presidente numa mensagem transmitida durante a noite, nos claustros do Hotel Convento de São Paulo. “Finalmente, queria fazer votos para que a APENO tenha os maiores sucessos, continuando a ser um polo dinâmico, criativo, inovador, empreendedor de desenvolvimento e de justiça social para o vosso setor, ou seja, para Portugal”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.