Claire Chung tem uma pele impecável, não se vê uma ruga ou sinal de envelhecimento e garante-nos que não está a usar maquilhagem quando a encontramos, em Lisboa, para uma conversa sobre a sua entrada na Ignae. A marca açoriana, criada por Miguel Pombo há cerca de cinco anos – e que é detida pela empresa Azores Life Science – reposicionou-se em 2022 com a ajuda desta especialista do mercado de luxo e empreendedora eficaz, que colocou a Ignae no único segmento que diz pertencer-lhe: o de luxo. “Quando fui apresentada à Ignae, estava com a pior pele da minha vida”, conta-nos, com um sorriso, a atual CEO da empresa. Na altura vivia na China, onde era diretora-geral do Yoox Net-a-Porter Group, criado a partir da junção do Net-a-Porter com o Yoox, e que é hoje o maior retalhista de luxo online do mundo. O trabalho e os níveis de poluição elevados tinham causado sequelas muito visíveis na sua pele, garante, e viu “o efeito regenerativo dos produtos Ignae imediatamente, e de uma forma que nenhum outro produto tinha conseguido. E estamos a falar de produtos de marcas internacionais muito conhecidas”, continua. “Tendo passado 20 anos da minha vida no mercado de luxo, experimentei uma quantidade enorme de produtos. E fiquei muito entusiasmada quando conheci estes.”
Claire refere-se às primeiras referências da Ignae, que desde a sua criação usa produtos naturais dos Açores aliados à biotecnologia para atingir melhores resultados na regeneração da pele, com um impacto muito reduzido na Natureza. A marca trabalhou sempre de mãos dadas com a Universidade dos Açores, uma forma de garantir que estava a tirar sempre o melhor partido dos melhores ingredientes. Foi durante a sua passagem por Bruxelas, onde trabalhou numa empresa de regulação, que Miguel Pombo se apercebeu de que muitos dos ingredientes utilizados na indústria cosmética eram facilmente encontrados nos Açores, onde tinham um valor de mercado residual. Por isso, regressou a casa com a ideia de potenciar a região, com recurso a técnicas que lhe permitissem manter a biodiversidade.
Águas termais, algas ou flores da mata atlântica fazem parte dos ingredientes-base das nove referências de produtos Ignae que, em poucos meses e graças a Claire, são já reconhecidos em todo o mundo.