Comida, vinho, acessórios…as escolhas da editora da revista EXAME são tão ecléticas quanto a confusão que geralmente lhe vai na cabeça. Uma seleção de presentes para quem gosta de muitas coisas, tem amigos de vários estilos e não consegue manter-se centrado em apenas um tema.
Anel Stamp it

A marca de joalharia portuguesa Wonther tem-se destacado pela sua atuação ética e sustentável e, para mim, pela simplicidade clássica das suas criações. Este anel Stamp it, inspirado nas bordas dos carimbos de cera, é disso um perfeito exemplo: bonito, simples, elegante e muito diferente, é uma escolha quase infalível para oferecer neste Natal. As peças são produzidas em prata reciclada 925 e levam um banho de ouro de 24 quilates.
O tradicional bacalhau

Se faz parte daquele grupo de pessoas que aprecia gastronomia – como é o meu caso – lembre-se de que há mais gente como nós, que levam muito a bem receber presentes que se comem. E nada é mais natalício do que uns lombos de bacalhau de muita qualidade que, ainda por cima, podem marcar presença à mesa de toda a família. Uma forma de se fazer presente na vida daqueles de quem mais gosta, mesmo que tenha de estar à distância na quadra festiva. Este ano, a Riberalves lançou uma embalagem natalícia a pensar precisamente nas festas em família.
Quinta do Monte d’Oiro Late Release Reserva Tinto 2011

É uma das mais especiais produções da Quinta do Monte d’Oiro, e chegou ao mercado em 2021. Vai encantar os amantes de um bom vinho estruturado, com muitas notas de frutos vermelhos e pimenta no nariz, e com a frescura que só os vinhos de Lisboa continuam a permitir, graças ao seu clima Atlântico. Perfeito para o almoço de Dia de Natal, onde a carne – à partida – será rainha da festa. Mas se preferir tomá-lo com queijos algo curados, também não ficará mal servido. Mais um vinho surpreendente saído da casa de José Bento dos Santos que fará as delícias de quem o receber.
Moonswatch

Foi apresentada no início deste ano, e acabou por ter muito mais sucesso do que a própria marca terá antecipado. Os 11 modelos Bioceraminc MoonSwatch nascem de uma parceria inédita entre a Omega e a Swatch e fazem referência a diferentes planetas ou corpos celestes do nosso sistema solar. A coleção nasce em forma de homenagem ao Omega Speedmaster Moonwatch, o primeiro relógio a chegar à lua no pulso de Buzz Aldrin ou Louis Armstrong. Não tem sido fácil encontrá-los – em Lisboa só estão à venda na Swatch do Centro Comercial Colombo e no Porto apenas no NorteShopping – sobretudo porque esgotam assim que chegam às prateleiras, mas com alguma sorte ainda pode oferecer um este Natal.
Óleo corporal Biossance
Foi uma das minhas descobertas mais recentes e um amor para toda a vida, desconfio. A Biossance é uma marca norte-americana pertencente à cotada Amyris, que usa biotecnologia sintética para criar produtos sustentáveis de cuidados com a pele. Através de uma tecnologia inovadora, cria alternativas sintéticas a produtos e mimetiza-os de forma a reduzir a necessidade de recolha no meio ambiente. Este óleo hidratante é feito de esqualano 100% vegetal, retirado de cana de açúcar e reproduzido em laboratório, e que tem um efeito absolutamente incrível na pele – não só é rapidamente absorvido, como garante brilho e hidratação durante muito mais horas. Ah, e é totalmente inodoro. [sim, também pode ser usado no cabelo ;)]
Kit ISDIN

Se há coisa dramática na altura das festas é o sofrimento a que sujeitamos a nossa pele: maquilhagem, frio, ar condicionado (ou ar quente da lareira), demasiada gordura, demasiados doces, demasiadas horas sem dormir, demasiado tudo… O mês de janeiro é, não raras vezes, passado a tentar corrigir aquilo que fizemos em apenas uma semana de festas e eu vou partilhar aquilo que até agora tenho guardado só para mim: os novos produtos da ISDIN, que ajudam a reduzir o impacto de demasiados disparates no nosso rosto. Fáceis de usar, práticos e, acima de tudo, eficazes no combate a impurezas e maus-tratos provocados pelos excessos natalícios. Eu cá adorava receber um a cada festividade!!
Bolas de Natal Solidárias

Numa altura em que todos tentamos reduzir o consumo para vivermos uma vida mais sustentável, há uma forma de o fazer ajudando quem mais precisa e continuando a oferecer um presente cheio de sentido. As Bolas de Natal da ONG Helpo, existentes em cinco “cores”, são disso exemplo: ao oferecer uma a alguém de quem goste, está a contribuir para que meninos tenham acesso a refeições ou famílias recebam cabazes de bens essenciais em Moçambique, São Tomé ou na Ucrânia.
Assinaturas de revistas

É claro que este é um presente altamente tendencioso, mas é um dos que mais gosto de oferecer. É claro que deve sempre adequar a publicação à pressoa a quem vai oferecer o presente, mas eu cá vou sugerir uma assinatura da EXAME, em versão digital ou física – afinal, todos os meses tentamos trazer-lhe o melhor da informação económica e financeira, com artigos de profundidade, rigorosos e nem por isso menos divertidos. Apoiar a comunicação social é apoiar a democracia e isso não é coisa pouca.