O artigo O pequeno investidor está a domar o touro?, dos jornalistas Nuno Aguiar e Rui Barroso, e que fez capa da revista Exame de março de 2021, arrecadou o prémio de melhor artigo na categoria de Mercados Financeiros, e foi também o vencedor da 16.ª edição do Grande Prémio de Jornalismo Económico. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 8 de setembro, numa cerimónia em Lisboa.
Esta é a terceira vez que a EXAME é distinguida com o maior galardão destinado ao jornalismo económico nacional, nos últimos cinco anos, altura em que integrou o grupo Trust in News, somando assim uma 14ª distinção ao seu currículo.
Na Categoria Gestão de Empresas e Negócios, o vencedor foi Victor Ferreira, do Jornal Público, com o trabalho “Coelima: a têxtil que era grande de mais para cair”, enquanto na categoria Sustentabilidade e Inovação Empresarial, o prémio foi atribuído a Natália Faria, do mesmo jornal, com a reportagem “A vida inteira com o salário mínimo. “Uma constante dor de cabeça”.

O mesmo artigo destes dois jornalistas já havia sido galardoado com o prémio para melhor Media Article da Euronext Lisboa, no início de 2022, que distingue o melhor artigo relativo ao mercado de capitais, publicado no ano anterior.
O Grande Prémio de Jornalismo Económico é promovido pela Universidade NOVA de Lisboa e pelo Banco Santander, e este ano contou com os seguintes elementos no júri: Luís Baptista (Presidente Executivo), Carla Jorge, Cátia Batista, Conceição Zagalo, Helena Garrido, Paulo Pinho e Pedro Coelho.