Dos têxteis ao calçado, passando pela perfumaria, os vinhos ou a cerâmica. Portugal viu nascer e morrer várias marcas e empresas ao longo dos anos, mas algumas delas estiveram só numa espécie de stand-by: agora reerguem-se com nova ou igual gestão, um olhar virado para o mundo, mas a mesma garantia de qualidade e exclusividade. Na edição de maio da revista EXAME, que já pode encontrar nas bancas, contamos as histórias de Bênamor, Duffy, Claus Porto, Sanjo, Czar, Bordallo Pinheiro, Olaio, Burel e Famel, num extenso dossiê em que os especialistas explicam também as estratégias para se fazer renascer uma marca.
Na EXAME deste mês há ainda espaço para uma análise aprofundada ao impacto dos Fundos Europeus na redução das desigualdades regionais em Portugal, num trabalho assinado pelo jornalista Nuno Aguiar. Apesar do esforço nacional, a verdade é que sem estas bolhas de oxigénio da União Europeia, o País dificilmente teria crescido. É um País mais convergente com a Europa, mas ainda assim a precisar de muita ajuda comunitária.
E numa altura em que as novas formas de trabalho estão a obrigar muitas empresas a repensarem a sua organização, a jornalista Marta Marques Silva foi falar com dois especialistas para perceber como se podem gerir equipas à distância, garantindo a melhor performance de cada grupo, sem pôr em causa a cultura da empresa ou a motivação dos trabalhadores.
Com a chegada do bom tempo, e a pandemia cada vez mais controlada, a economia nacional volta a estar de olhos postos no Turismo. O setor tem tentado inovar, e o NEST – Centro de Inovação do Turismo – está na linha da frente para garantir aos consumidores experiências cada vez mais diferenciadoras.
Também o grupo Savoy Signature, atualmente com seis unidades hoteleiras na Madeira e a crescer no setor do imobiliário, se tem tentado destacar no Turismo, apontado para as classes altas e médias altas, que tanto podem vir de Portugal como do estrangeiro. Uma reportagem sobre uma marca que nasce há pouco mais de uma década, depois de Joe Berardo e os herdeiros de Horácio Roque não terem garantido o investimento para o mítico Hotel Savoy, um dos favoritos de Margaret Thatcher.
Na Girl Talk de maio pode contar com as reflexões de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, e de Cátia Batista, economista, professa da Nova SBE e diretora científica da NovaAfrica, sobre a chegada de refugiados, o papel da cultura nas sociedades e o reforço da coesão do bloco económico europeu.
E, como habitualmente, as sugestões de leitura, de compras e do carro do mês fecham uma edição cheia de portugalidade.
Destaque ainda para a cobertura da entrega dos Prémios Inovação em Prevenção de 2022, uma iniciativa da EXAME e da Ageas Seguros, onde foram distinguidas as empresas que se destacaram na prevenção de risco nas categorias Ambiente, Pessoas e Património.
Boas leituras, com a sua EXAME de maio. E, já sabe, pode assinar aqui as versões em papel ou digital.