A apresentação do novo material produzido e patenteado pela Swatch foi feita durante o lançamento da segunda geração dos relógios Swatch Next, os BIG BOLD totalmente bio. A caixa de 47mm de diâmetro é produzida em biocerâmica, um material composto por dois terços de cerâmica e um terço de plástico de origem bio, segundo explicaram os responsáveis da marca numa apresentação à imprensa, esta terça-feira, 6 de abril. A bracelete, o ‘vidro’ e as presilhas de cada relógio são de plástico de origem bio.
“Através destes dois materiais, permitimos que os Swatch continuem a ser fabricados precisamente sob os mesmos valores e regras de sempre. Continuamos a produzir o que sempre produzimos, mas melhor”, explicaram
Disponíveis em cinco cores – rosa, preto, branco, azul celeste e cinza – é um desenho clássico e divertido da marca suíça, que junta o rigor da relojoaria à inovação dos materiais. O mostrador, transparente, permite uma divertida visão do mecanismo, e os ponteiros retos combinam perfeitamente com o design arredondado e as cores pastel da caixa e da pulseira.
A biocerâmica permite um toque sedoso e uma elevada resistência aos choques – é” mais inquebrável que cerâmica normal”, garantem os responsáveis da Swatch – e apesar da dimensão e da imagem robusta, o Big Bold é um relógio particularmente leve no pulso. Segundo os mesmos representantes da marca, tanto a biocerâmica quanto o plástico de origem bio continuarão a ser usados noutros relógios e coleções, exceto, naturalmente, nos Irony.
Uma das grandes vantagens destas inovações, explicam ainda, foi ter sido possível desenvolver-se um material mais sustentável sem que isso exigisse fazer quaisquer alterações nos mecanismos já utilizados nas fábricas da Swatch.
Todos os cinco modelos da nova coleção Swatch Next estarão disponíveis nas lojas nacionais a partir do dia 15 de abril, com um PVP de €125.