A Renault, que esta sexta-feira anunciou um plano de corte de custos fixos que prevê o despedimento de 10.000 pessoas fora de França, não deverá, segundo a empresa, vir a reduzir a atividade da fábrica de Aveiro onde produz caixas de velocidade.
“Não está em perspetiva uma redução da capacidade industrial em Cacia,” disse à EXAME fonte oficial da Renault em Portugal. “Cacia está a arrancar com a produção da nova caixa de velocidades (investimento anunciado em 2016), que fabrica em exclusivo para o Grupo Renault, e que vai equipar os modelos e os grupos motopropulsores de maior volume no seio do grupo,” acrescentou a mesma fonte.
A produção de caixas de velocidade, a que entre outras se dedica a fábrica de Cacia, Aveiro, é uma das áreas que a Renault pretende “racionalizar” através do seu plano de redução de custos fixos, apresentado esta sexta-feira e que prevê o despedimento de 15.000 pessoas em todo o mundo.
No comunicado divulgado pela marca francesa é apontado o objetivo de reduzir os custos fixos em mais de €2.000 milhões ao longo dos próximos três anos, implicando a saída de cerca de 4.600 pessoas das suas atividades em França e de mais 10.000 no resto do mundo.
A Renault justifica os cortes com a crise vivida pelo setor automóvel (fortemente afetado nos últimos meses pelas consequências do combate à pandemia de Covid-19) e pela necessidade de responder à transição ecológica. O jornal francês Le Point salienta a pressão feita pelo Governo francês nos últimos dias sobre a empresa, não tendo ainda assinado a garantia bancária para um empréstimo de €5.000 milhões pedido pela Renault. Entre as condições para esse apoio esteve a adesão – já anunciada – da empresa à aliança de produção de baterias elétricas, a chamada “Airbus das Baterias” que procura criar uma fileira germano-franco-europeia destes componentes e a que aderiram também Total e PSA.
A otimização da produção industrial prevê reduzir, até 2024, de 4 milhões para 3,3 milhões de veículos a capacidade de produção. Esta área vai contribuir com €650 milhões para as poupanças previstas pelo plano, incluindo o redimensionamento de capacidade industrial onde se inclui “a suspensão dos projetos de aumento de capacidade previstos em Marrocos e na Roménia, o estudo da adaptação das capacidades de produção do grupo na Rússia e o estudo da racionalização do fabrico de caixas de velocidade no mundo.”
Segundo a Renault, a fábrica de Cacia em Aveiro, criada em 1981, tinha 966 trabalhadores no final de 2018. A instalação fabril dedica-se ao fabrico e montagem de caixas de velocidade, ao fabrico de compostos mecânicos para caixas de velocidade e de outros componentes mecânicos para motores. Em 2018 produziu 697 418 caixas de velocidades.
Em 2016 a Renault anunciou o lançamento do fabrico de caixas de velocidades de nova geração em Cacia, um investimento estimado na altura em cerca de €100 milhões a três anos para criar mais 150 postos de trabalho.