
A VISÃO e a EXAME são parceiros de média do novobanco, em conjunto com os parceiros Nova SBE e PwC Portugal, no ciclo de conferências ESG Talks – Reconstruir o Futuro, que acontecerá no dia 22 de setembro, na Nova SBE, em Carcavelos. Mas, afinal, sabe o que significa ESG?
ESG é uma sigla que significa Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiente, Social e Governança Corporativa. São indicadores de sustentabilidade, um conjunto de padrões indicativos para o comportamento de uma empresa socialmente consciente.
A preocupação com critérios de sustentabilidade ESG segue a tendência do mercado de responder às exigências dos consumidores, que cada vez mais preferem produtos e serviços com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, bem como a preocupação de alinhamento das empresas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.
Adotar práticas de sustentabilidade tem benefícios importantes para uma empresa ou organização, que se torna mais consciente do seu papel como agente económico e social. Reduz os riscos nas várias áreas de atividade, permite selecionar melhores parceiros, faz aumentar o capital de simpatia e ligação à empresa junto dos clientes. Tudo isto são fatores que permitem, desta forma, tornar a organização mais interessante para os investidores.
Os critérios ESG nas áreas ambientais, sociais e de governança são por isso também usados para selecionar produtos de investimento (fundos, produtos estruturados, etc) com base em políticas corporativas sustentáveis, de forma a incentivar as empresas a agir com responsabilidade nestas três vertentes.
Descubra abaixo quais os principais temas em causa nos princípios ESG.
O que significa ESG?

E – ENVIRONMENTAL / AMBIENTAL
Conservação do mundo natural
> Mudanças climáticas e emissões de carbono
> Poluição do ar e da água
> Biodiversidade
> Desmatamento
> Eficiência energética
> Gestão de resíduos
> Escassez de água

S – SOCIAL
Pessoas e relações
> Género e diversidade
> Proteção de dados e privacidade
> Direitos humanos
> Satisfação do cliente
> Envolvimento dos funcionários
> Escolha dos fornecedores
> Relações comunitárias

G – GOVERNANCE / GOVERNANÇA CORPORATIVA
Normas para administrar uma empresa
> Composição dos conselhos de administração
> Leis do trabalho
> Remuneração
> Auditoria
> Regras anti-corrupção
> Relações políticas
> Denúncia e whistleblowing