Tudo o que já é bom, pode ficar melhor ainda. Partindo do sucesso dos três últimos anos, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e os seus parceiros em 18 Estados-Membros, onde se insere Portugal, decidiram lançar uma nova campanha de sensibilização para a segurança alimentar. Traz um novo nome e um compromisso renovado.
Lançada em Portugal, em parceria com a ASAE, conta com um website em português onde se pode obter informações sobre temas relacionados com a segurança dos alimentos. “A principal mensagem a passar é de confiança no sistema europeu de segurança alimentar, baseado no risco, onde a ciência está por detrás da segurança dos alimentos”, refere Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE.
Num território em que todos os dias os cidadãos escolhem o que comprar e o que comer, “tendo em conta vários factores como o custo, o sabor, a sustentabilidade ou a origem dos alimentos”, é necessária a existência de normas e regras que garantam a segurança dos alimentos que consomem. É a partir dessa premissa que a #Safe2EatEU surge, para capacitar os consumidores a fazer escolhas alimentares com confiança, sensibilizando-os para o mais importante: que, graças às elevadas normas de segurança alimentar da União Europeia e do papel das autoridades de cada país “os alimentos que compram e consomem são seguros”, complementa o mesmo responsável.
Maior alcance
Este ano foi ampliado o alcance geográfico da iniciativa, com 18 países “a congregar esforços” para ajudar os consumidores a tomar decisões informadas nesta matéria. Segundo um estudo realizado pela EFSA, em conjunto com a IPSOS, perto de 70% dos europeus manifestam interesse pela segurança alimentar. No entanto, consideram a informação muito técnica.
Todos temos um papel. Qual é o nosso?
Comecemos pelo mais óbvio: existe, sim, uma forma correta para manusear alimentos. Desde o momento em que compramos cada ingrediente, até à altura da confecção e consumo, existem dicas que promovem a conservação mais segura dos alimentos, por exemplo, ou boas práticas de higiene que pode utilizar dentro da sua cozinha.
Sabia que alimentos não seguros contendo bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas prejudiciais podem causar mais de 200 doenças diferentes, de acordo com a OMS? Contudo existem alguns comportamentos que pode adoptar já hoje, para mitigar os riscos.
Segurança alimentar: boas práticas a reter
- Quando cozinha, mantenha tudo limpo;
- Lave regularmente as mãos e separe os alimentos crus dos cozinhados;
- Atenção aos rótulos que indicam a data limite de consumo dos alimentos frescos e valor nutricional dos alimentos transformados!
- Cozinhe bem os alimentos, especialmente carnes, ovos e mariscos;
- Ferva sopas e guisados para se certificar que atingiram os 70° graus;
- Não deixe a comida cozinhada à temperatura ambiente por mais de 2 horas;
- Descongele alimentos congelados no frigorífico;
- Use sempre água potável ou trate-a para ficar segura.
#Safe2EatEU é uma campanha pensada para cada um de nós. Vamos aprender a fazer a nossa parte?