Investigação de ponta, do laboratório para os doentes. É este o objetivo do CaixaImpulse de Inovação em Saúde: ajudar a que os projetos de investigação nesta área saiam dos laboratórios e cheguem a bom porto – aos doentes – sob a forma de soluções para melhorar a sua saúde.
O concurso, lançado pela Fundação “la Caixa”, em conjunto com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), está aberto a candidaturas até 22 de fevereiro e conta com um apoio financeiro de até 700 mil euros para os melhores projetos biomédicos inovadores.
A ideia central do programa é encontrar investigações científicas em saúde com potencial de aplicação de resultados diretamente na sociedade, nas áreas de terapêutica, dispositivos médicos, diagnósticos ou saúde digital. “Seja qual for a fase de desenvolvimento do projeto, a Fundação “la Caixa” ajudará os selecionados a criar novos produtos, serviços e empresas relacionados com as ciências da vida e da saúde”, lê-se em comunicado.
As candidaturas, que têm um sistema online, são selecionadas por um painel de especialistas e profissionais internacionais da área das ciências da vida e da saúde, mediante um rigoroso processo de revisão.
O meu projeto é um potencial candidato? Tire as dúvidas
São elegíveis candidaturas individuais ou em consórcio, de até quatro membros, de instituições do setor público ou sem fins lucrativos em Portugal ou Espanha, sendo que os projetos devem:
- Estar relacionados com as áreas das ciências da vida e saúde humana;
- Focar-se na inovação, com objetivos específicos para transferir o ativo para o mercado;
- Integrar as áreas de terapêutica, dispositivos médicos, diagnósticos ou saúde digital.
Além do apoio financeiro
O CaixaImpulse de Inovação em Saúde disponibiliza um valor máximo de 700 mil euros para apoiar os projetos, distribuídos em três etapas distintas, de acordo com a sua natureza e maturidade. As propostas de projeto devem ser apresentadas a uma das três etapas e devem ser executadas em dois anos.
De forma a transformar uma investigação de laboratório num contributo real para um doente é importante mais do que o apoio financeiro. Assim, aos cientistas empreendedores selecionados, individuais ou em consórcio, é-lhes disponibilizado apoio personalizado de mentores e consultores. Estes ajudarão a orientar o avanço das atividades e a criar oportunidades de negócio.
Os vencedores receberão ainda formação em competências empresariais, como gestão de projetos, valorização tecnológica, negociação de acordos de licença, criação de empresas e angariação de fundos.
Impacto real: os vencedores de 2023
Já imaginou um mundo sem investigação e inovação na área da saúde? A edição de 2023 do CaixaImpulse destacou seis projetos de investigação biomédica portugueses, com impacto real na saúde humana, financiados em cerca de 300 mil euros. Dois dos projetos pertencem à área das terapêuticas, dois à área do diagnóstico e dois à dos dispositivos médicos.
Os projetos selecionados focam o desenvolvimento de um inovador e biodegradável agente de contraste para melhorar a precisão do diagnóstico de AVC; o uso da nanotecnologia para criar um nanorrevestimento com propriedades antimicrobianas que previnem as infeções das próteses articulares; inovação na área da “pele eletrónica”, com o desenvolvimento de baterias biológicas para alimentar dispositivos eletrónicos cutâneos; um sistema de diagnóstico mais exequível e fácil de implementar do que os atuais testes de PCR; uma nova terapia baseada na estimulação com luz para o tratamento dos sintomas motores associados à doença de Parkinson; e ainda a identificação de um novo biomarcador e de um alvo terapêutico para combater o cancro da mama.
Atenção cientistas, marquem na agenda!
22 fevereiro 2024
Prazo para apresentar candidaturas
Julho 2024
Anúncio dos projetos vencedores
24 meses
Tempo para executar o projeto
Setembro/dezembro
Período para o programa de formação especializada
Tire todas as dúvidas e candidate-se online ao CaixaImpulse de Inovação em Saúde.