São quatro os municípios que, juntos, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, formarão a Cidade do Vinho 2024. Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém uniram-se numa candidatura conjunta, conquistando para a região do Tejo a honra de celebrar o vinho e a vinha.
Esta é a primeira vez que a região do Tejo, considerada o coração de Portugal, tem uma Cidade do Vinho, e a atribuição não podia ser mais justa. Afinal, a cultura do vinho em Portugal tem raízes profundas no Tejo, sendo esta uma das mais antigas regiões vitivinícolas do país, com inúmeras referências históricas aos vinhos aqui produzidos.
Com a apresentação de uma candidatura em comunhão e cooperação, as quatro autarquias quiseram dar um contributo para valorizar a enorme riqueza e diversidade da cultura da vinha e do vinho no território ribatejano. Mas também para deixar claro – e partilhar com todos – como o vinho se faz presente na paisagem, sociedade, economia, património e (claro) na gastronomia locais.
A festa será grande ao longo do ano, estando prevista a organização de diversas iniciativas coletivas e da responsabilidade de cada município envolvido, como conferências, workshops e tertúlias sobre vinho, eventos de degustação ou exposições, bem como a participação em certames nacionais e internacionais. Mas, para já, o melhor mesmo é programar uma visita a um dos quatro municípios anfitriões da Cidade do Vinho 2024, em pleno Ribatejo, e brindar com um dos muitos vinhos da região.
Almeirim

O vinho foi, durante séculos, a principal atividade económica das gentes de Almeirim, e base do sustento da maior parte das famílias. Fazer vinho está, pois, nos genes de quem mantém uma atividade com raízes milenares, numa região marcada por excelentes condições geográficas e climatéricas para o cultivo da vinha. Entre os vários eventos previstos no âmbito da Cidade do Vinho 2024, destacam-se o Dia da Casta Fernão Pires (20 de junho), o Festival Entre Quintas ou o Festival da Sopa da Pedra.
Alpiarça

Com um clima propício à produção vitivinícola, Alpiarça salienta-se pelos prémios e distinções nacionais e internacionais que os seus vinhos têm obtido. O reconhecimento é merecido e fora já uma das batalhas de José Relvas, o político que ficou famoso por proclamar a República na varanda dos Paços do Concelho, em Lisboa, e um dos principais impulsionares da produção de vinho na região. Prevista para a Cidade do Vinho 2024 está a realização de ciclos de conferências, workshops e exposições sobre a cultura do vinho, entre outras iniciativas.
Cartaxo

São imemoriais as ligações do Cartaxo à cultura do vinho, constituindo um dos principais alicerces de progresso e de desenvolvimento do concelho, com marcas profundas na paisagem, cultura, etnografia e gastronomia. Ao longo dos tempos, a excelente qualidade dos vinhos aqui produzidos tem vindo a afirmar-se, o que lhe valeu o título de Capital do Vinho, que defende com empenho. Para celebrar a Cidade do Vinho 2024 estão marcadas diversas atividades, como um curso de prova de vinhos ou uma degustação de vinhos e iguarias do Tejo, entre muitas outras.
Santarém

Acredita-se que a presença da vinha seja anterior à passagem dos romanos, mas a importância social, económica e cultural do vinho faz-se sentir aqui ainda hoje. Conhecidos pela sua identidade vincada, resultante da proximidade do Tejo e do clima submediterrânico, os vinhos do concelho de Santarém são marcantes e alinham na perfeição com a gastronomia da região. Ao longo de 2024 irão ser promovidas diversas provas de vinhos, eventos como o Vinho na Adega, com teatro, música e cinema, e ainda inúmeras conferências sobre o tema.
Descubra a Tejo Wine Route 118
Uma das melhores formas de descobrir a região vitivinícola do Tejo é através da Tejo Wine Route 118, uma rota ao longo da Estrada Nacional 118, que percorre a margem esquerda do rio Tejo, do Catapereiro, ao Tramagal. Estendendo-se ao longo de cerca de 150 quilómetros, são muitos os produtores de vinho a abrir aqui as suas portas, com diversas propostas de enoturismo, como provas de vinhos, visita às vinhas e adegas, refeições e alojamento. Conheça melhor a Tejo Wine Route 118.
Vale a pena descobrir mais sobre o Ribatejo e estes quatro municípios que compõem a Cidade do Vinho 2024.