Partindo da máxima que a tecnologia é um ótimo aliado para garantir a gestão de capital humano numa empresa, a SHL Portugal é mais um exemplo bem-sucedido da aplicação de Human Capital Management da PHC. Integrada no software PHC CS, a nova solução visa apoiar as empresas a nível de processos e analytics, de modo a que estejam preparadas para fazer mais pelos colaboradores, com os mesmos recursos e, ao mesmo tempo, impulsionar também o negócio.
Os objetivos da SHL Portugal passavam pela digitalização dos processos administrativos; pela informação do colaborador centralizada e acessível; pela agilização e otimização das operações internas; eliminação de informação duplicada; e ainda o controlo dos processos internos. Por isso, pôs em marcha a implementação destas metas com o apoio do parceiro Quantinfor – Consultoria Informática – o parceiro da PHC Software responsável por implementar o PHC CS na SHL. E os resultados aí estão para comprovar o sucesso da parceria: conseguiu a automação das tarefas; a gestão integrada nas várias áreas; eficiência de tempo e aumento da produtividade; o acesso aos dados de forma rápida; e ainda o controlo total da jornada do colaborador.

Aproveitar oportunidades
Com uma história de mais de quatro décadas de atividade dedicadas à gestão de recursos humanos, a SHL Portugal realiza mais de 30 milhões de assessments anualmente e tem uma larga experiência em soluções de gestão de talento, de forma a impulsionar o desempenho organizacional.
Exatamente por esta experiência, Isabel Paredes, Partner e Chief Psychologist da SHL Portugal lembra que a tecnologia é determinante para garantir a gestão de capital humano numa empresa, e refere que “passado o período de adaptação, a Quantinfor parametrizou o software de forma a dar-nos a resposta que pretendíamos com o objetivo de encadear o trabalho da melhor maneira, poupando bastantes recursos à empresa, desde logo, tempo. Por isso, foi tão importante conseguir que o PHC CS se adaptasse aos nossos métodos de trabalho”.
Hugo Costa, CEO da Quantinfor, acrescenta ainda que a SHL procurava uma solução que permitisse digitalizar todos os processos organizativos e operacionais. Por isso, salienta, “apresentámos uma proposta focada na produtividade e eficiência. Criámos também indicadores essenciais para o negócio da SHL. Implementámos a solução de HCM numa altura em que os processos eram manuais”.
Inovação e talento de mãos dadas
“Há um antes e um depois do PHC CS”, explica Isabel Paredes. Depois da implementação do Human Capital Management, a SHL conseguiu integrar várias áreas da empresa e personalizar o software à medida das necessidades. “Hoje conseguimos ter uma variedade de dados de negócio, algo que lhe nos permite ser mais eficazes, e a solução deu autonomia aos colaboradores nas mais diversas tarefas administrativas, tal como o pagamento de despesas. Tudo sempre disponível, quando e onde preciso”, destaca.
O contributo de todos os colaboradores também foi essencial. “Sempre fomos uma empresa transparente e isso significa que é fundamental que o próprio colaborador tenha uma noção exata do trabalho que desenvolve e se está a ir ao encontro dos objetivos”, concluiu Isabel Paredes.
Saiba mais sobre o caso de sucesso da SHL AQUI.