Aprendeu a fazer crochet durante a pandemia e agora, de cada gaveta, tombam cascatas de cachecóis como se fossem as rosas da Rainha Santa Isabel? Personaliza a sua roupa desde a adolescência e sempre lhe disseram que devia transformar isso num negócio? Mantém o eczema à distância fazendo os seus próprios sabonetes e há quem esteja disposto a comprar? “Vende, vende, vende”, dizem familiares e amigos em coro dramático. Toda a gente sabe dar conselhos teóricos, o pior é na prática. “Cria uma loja online”, lá dirá um, timidamente. Boa ideia! Mas como é que isso se faz? Para isso já ninguém tem resposta.
É assim que muita gente acaba a vender os seus produtos nas redes sociais. Parece fácil, porque a estrutura já está montada e é lá que têm a sua rede de seguidores, mas fácil, como descobriu à sua custa qualquer pessoa com mais de cinco anos, não significa boa ideia. A verdade é que tanto no Facebook como no Instagram a lista de seguidores – e portanto os seus preciosos contactos – nunca é nossa e se, por um qualquer azar, nos fecharem as contas de um dia para o outro, lá se vai o negócio.
Esta escolha das redes sociais não acontece apenas pela conveniência de fazer alguma coisa útil num meio onde já passamos várias horas. O problema essencial é que muitos não sabem como lançar a sua própria loja online e receiam o investimento necessário. Acima de tudo, quase todos sentem esse grande medo paralisador: não sabem por onde começar. Não raras vezes, a ajuda que mais precisamos chega de sítios inesperados. Este é talvez um desses casos.
Os CTT acabam de lançar o programa CTT Learning que promete ensinar a criar, gerir e promover um negócio digital. Este curso é indicado tanto para os empreendedores de primeira água, que provavelmente têm os seus empregos, mas que querem ganhar algum dinheiro com os seus hobbies, como para aqueles empreendedores que já têm o seu negócio físico montado, mas que não sabem expandir a sua actividade para o mundo digital.
Talvez não saiba, mas os CTT já são a one-stop-shop para quem pretende criar o seu negócio online. Para isso desenvolveram duas soluções essenciais: a plataforma Criar Lojas Online, onde o utilizador tem todas as ferramentas para criar a sua própria loja; e o serviço CTT Ads, que ajuda a promover o seu negócio na internet. Nada mais natural, portanto, que tendo desenvolvido estas soluções, os CTT estejam agora apostados em ajudar a formar novos empreendedores digitais, dando-lhes o empurrão que precisam para arrancar. Esse empurrão chama-se CTT Learning e a primeira iniciativa é a edição do curso Como Lançar o Seu Negócio Online, que arranca já no dia 26 de Abril. É um curso prático organizado em parceria com a TudoSobreEcommerce, empresa com mais de 12 anos de experiência na formação em e-commerce e na criação de negócios online.
O curso decorrerá ao longo de quatro semanas num total de 16 horas, em horário pós-laboral, e será composto por conteúdos práticos e teóricos pré-gravados e sessões ao vivo em que os empreendedores trabalharão com as ferramentas CTT e poderão esclarecer as suas dúvidas à medida que vão criando as suas próprias lojas. O curso é dividido em duas metades e no fim de cada uma haverá uma sessão de mentoria, durante a qual os participantes poderão tirar dúvidas mais específicas e directamente relacionadas com os seus negócios.
Entre muitas outras coisas, os participantes aprenderão a elaborar um plano de negócios; definir a estratégia de marketing digital; estruturar o funil de angariação, conversão e angariação de clientes; definir a estratégia de contratação dos serviços de logística e pagamento; preparar campanhas de marketing digital e criar um calendário editorial das redes sociais. Uma vez lançada a loja, importa monitorizar os resultados pelo que serão explorados os relatórios do Google Analytics e das campanhas de marketing digital.
Mesmo que não tenham nenhuma experiência com vendas online, os participantes vão sair do curso a saber criar e trabalhar com a sua própria loja. Vendas, envio de encomendas, pagamentos, emissão de facturas, nada será um segredo. Para isso contribui muito a plataforma dos CTT, Criar Lojas Online, com múltiplas integrações pré-instaladas que permitem recebimento de pagamentos, emissão de faturas e envios de produtos pelos CTT de forma integrada e automática. Com esta plataforma, os empreendedores podem ainda anunciar os seus produtos no Google Shopping ou KuantoKusta.
No campo publicitário há, aliás, outra ajuda de peso: o serviço CTT Ads, que permite juntar num único portal a criação de campanhas de e-mail, SMS, distribuição de folhetos, envio de correio publicitário endereçado ou campanhas no Facebook, Google Adwords e display em sites nacionais. É uma ferramenta intuitiva e simples de usar em que o cliente paga apenas o que utiliza, sem fidelização ou custos recorrentes.
O curso tem um custo de 172,20 euros (140 euros mais IVA), mas o valor é totalmente revertível em serviços CTT. Ou seja, com a sua participação no curso o empreendedor tem direito a seis mensalidades das lojas online, no valor de 90 euros, mais um voucher CTT Ads no valor de 50 euros para campanhas publicitárias online.
A este preço, acabaram-se as desculpas. Quer saber mais? Espreite AQUI.