Os implantes dentários – substituição da raiz de um dente por uma liga cirúrgica de titânio – são uma excelente âncora para a colocação de um ou mais dentes de substituição. Seguros e simples de colocar, duram normalmente a vida toda, melhoram a aparência e contribuem para a recuperação da auto-estima, da confiança e da qualidade de vida.
São os implantes que suportam as próteses dentárias, em tudo semelhantes aos dentes naturais, permitindo a quem os coloca beber e comer de tudo, mastigando bem os alimentos e desfrutando do seu sabor. Como explicam os especialistas das Clínicas Vita Centro, o procedimento cirúrgico é indolor, demora em média 30 a 60 minutos, e permite superar, de forma simples, a perda de um ou mais dentes, seja pelo aparecimento de cáries ou outros problemas dentários.
Por ter propriedades biocompatíveis, o parafuso de titânio – base do tratamento – funde-se no osso, facilitando assim o processo de regeneração da boca. É depois, através de um conector, que se faz a ligação à coroa dentária, visualmente idêntica a um dente. Nas Clínicas Vita Centro, o preço de cada implante é de 400 euros e inclui a consulta inicial, a cirurgia, a consulta pós-cirurgia e a garantia sobre os tratamentos.
Uma recuperação quase imediata
Desde que cumpridas todas as recomendações médicas, a recuperação é fácil e rápida, asseguram os especialistas. Para evitar complicações no pós-operatório, é importante recorrer aos antibióticos, analgésicos e a descongestionantes nasais recomendados pelo seu médico dentista. Deve, também, evitar fazer exercício físico nos dias a seguir ao procedimento e fumar, já que o tabaco dificulta a cicatrização. Nos casos em que o procedimento incluiu um enxerto ósseo ou elevação do seio, é importante ter cuidado a assoar o nariz e a espirrar – deve ser feito suavemente de forma a evitar pressões que possam expelir ar para o interior dos tecidos.
Um sorriso confiante
Além de serem fáceis e rápidos de colocar, os implantes melhoram o conforto e bem-estar, não só porque permitem saborear os alimentos sem dificuldade, como contribuem para melhorar a dição, já que se torna mais fácil falar de forma articulada e correta. Além disso transformam o sorriso, criando confiança e empatia.
Por serem versáteis, os implantes adaptam-se a diversas situações, até aos casos em que é preciso recriar gengiva artificial para preencher defeitos estéticos. E mesmo que em algumas pessoas a quantidade de osso disponível não seja a ideal, é possível recorrer a outros métodos que minimizam o impacto desta situação, permitindo assim a colocação do implante.
Segundo alguns estudos científicos recentes, à medida que o tempo passa, o corpo desenvolve mecanismos de compensação e sensibilidade em volta do implante, assemelhando-os cada vez mais aos dentes naturais. Também não danificam os outros dentes, como acontece com outros métodos. São inúmeras as vantagens que contribuem definitivamente para a saúde dentária.