Um planeta positivo é um planeta bem gerido – e sem desperdício alimentar – mas também um planeta capaz de se regenerar, e que ao desperdício zero junta a neutralidade carbónica. Este é o compromisso da Tetra Pak, uma empresa que, ao longo dos seus 70 anos de história, tem renovado com convicção o seu compromisso com o ambiente. Desde a sua fundação, já que a empresa sempre utilizou matérias primas renováveis de origem vegetal (o principal material utilizado é o cartão).
Se a Tetra Pak se orgulha de trabalhar nas embalagens de cartão mais sustentáveis do mundo (compostas, em média, por 70 % de cartão proveniente de florestas certificadas) a ambição é ir ainda mais longe, criando uma embalagem neutra em carbono, a partir de materiais com um impacto reduzido na natureza ao longo de todo o seu ciclo de vida. É um grande desafio, e um desafio urgente, mas se há empresa à escala global comprometida em fazê-lo, é a Tetra Pak.
A caminho da neutralidade
Em 2050 prevê-se que a população mundial atinja os 9,1 mil milhões de pessoas. As necessidades alimentares vão aumentar 70% e mais do que nunca vai ser preciso “agir local e pensar global”, mas também – e esta é a novidade – agir global, com uma ação concertada entre países. A Tetra Pak, que nasceu em 1951 em Lund, na Suécia, é hoje uma empresa global: com 25 mil colaboradores em mais de 85 países, dispõe de 56 fábricas de produção de materiais de embalagem em todo o mundo e os seus produtos são vendidos em mais de 175 países. É uma enorme responsabilidade, que a empresa assume com convicção e ambição.
As embalagens têm um papel crítico para garantir que os alimentos estão seguros, nutritivos e disponíveis para um crescente número de pessoas em todo o mundo. Mas à medida que a população aumenta, aumenta também a pressão sobre o planeta, que como sabemos, está já no limite.
A reciclagem é parte da solução, mas não basta (na verdade, apenas 9% de todo o plástico do mundo é reciclado). É preciso ir mais longe. E por isso a Tetra Pak assume o compromisso de alargar as práticas sustentáveis a toda a cadeia de valor, o objetivo é alcançar a meta de zero emissões de gases com efeito de estufa na totalidade das suas operações até 2030 e, adicionalmente, a ambição de alcançar zero emissões em toda a cadeia de valor até 2050.
Sustentáveis por natureza
A estratégia de sustentabilidade da Tetra Pak passa por uma abordagem ao longo de toda a cadeia de valor, desde a escolha das matérias primas ao fim de vida do produto, para reduzir o impacte ambiental. Passa, nomeadamente, pela utilização de matérias-primas renováveis, obtidas de fontes geridas de forma responsável e controlada; por reduzir ou mesmo neutralizar as emissões de CO2 durante todo o ciclo de vida; pela inovação na proteção e rastreabilidade dos alimentos; pela promoção da reciclagem das embalagens e pela utilização cada vez maior de materiais renováveis nas embalagens da Tetra Pak.
As embalagens da Tetra Pak são principalmente compostas por cartão proveniente de florestas geridas de forma responsável, protegendo a biodiversidade e as comunidades que dela dependem.
O futuro é plant-based
A Tetra Pak utiliza, nas suas embalagens, polímeros, mas em percentagens mínimas. Simplesmente, porque não é possível fabricar embalagens de cartão para alimentos líquidos compostas apenas por cartão, uma vez que este acabaria por humedecer e desintegrar-se. Assim, torna-se necessário utilizar uma percentagem mínima de plástico, de forma a garantir a impermeabilização deste material. As embalagens asséticas da Tetra Pak incluem também uma fina película de alumínio, que protege os alimentos da luz e do ar, conservando-os nas melhores condições por longos períodos de tempo.
A Tetra Rex®Plant-Based é a primeira embalagem da Tetra Pak produzida totalmente a partir de matérias-primas de origem vegetal. A certificação Carbon Neutral, conferida pela Carbon Trust, comprova a neutralidade carbónica da Tetra Rex®Plant-Based em todo o seu ciclo de vida, desde as matérias-primas utilizadas até à fase pós-consumo.
Palhinhas de papel portuguesas
Em 2019, a Tetra Pak anuncia que os seus clientes começaram a testar as suas palhinhas em papel para embalagens de cartão para bebidas na Europa. Com quase meio século de existência, a Tetra Pak Tubex Portugal é hoje um dos maiores centros de produção de palhinhas da Tetra Pak. Concluído, há pouco tempo, o processo de transição para um funcionamento non-stop, 24h por dia, 7 dias por semana, a fábrica está a ser convertida no pólo europeu de produção de palhinhas de papel, uma das mais recentes inovações da Tetra Pak.