Ao longo de uma semana, 15 pessoas em situação de sem-abrigo do Porto vão andar a fotografar a cidade para ajudarem a promovê-la enquanto destino turístico.
As máquina fotográficas serão entregues aos participantes na segunda-feira, dia 17 de outubro, Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza e dos Sem-Abrigo. O simbolismo da data alerta para o lado solidário deste projeto, que vai angariar fundos para várias instituições de solidariedade social do Porto, além de promover a integração social dos participantes que aceitaram o desafio de participarem nesta maratona fotográfica.
Antes de entrarem em ação, os 15 fotógrafos amadores assistiram a um workshop dado pelos formadores do Instituto Português de Fotografia.
Quando as máquinas fotográficas forem devolvidas, as fotografias serão reveladas e colocadas numa plataforma online. As mais votadas farão parte de uma exposição que terá lugar no Centro Português de Fotografia.
A ideia, promovida pela Dreambooks, deverá realizar-se também em Lisboa no próximo ano. O projeto integra a iniciativa Portugal, O Melhor Destino, que há quatro anos compila milhares de fotografias enviadas pelos internautas para promover Portugal enquanto destino turístico.
Em 2013, o catálogo online foi certificado como o Maior Álbum Fotográfico do Mundo pelo Guinness.
Apoiam a iniciativa a Câmara Municipal do Porto, Centro Português de Fotografia, Instituto Português de Fotografia, Fujifilm e Olhares.