A freguesia de Santo António, em Lisboa, vai atribuir um crédito de “santos antónios” – a moeda virtual criada exclusivamente para esta mercearia – às famílias com dificuldades económicas sinalizadas pela junta. Os “santos antónios” poderão ser carregados num cartão eletrónico ou entregues em papel para facilitar a vida dos clientes que não estejam à vontade com as novas tecnologias. Ao todo, deverão ser apoiadas 360 famílias (cerca de mil pessoas).
A mercearia social Valor Humano, localizada na Calçada Moinho de Vento, junto ao Jardim do Torel, é hoje, dia 14, inaugurada, numa cerimónia agendada para os 18h que contará com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.
Quando a iniciativa foi lançada, no início deste ano, Vasco Morgado, presidente da junta de freguesia, explicou que o objetivo é «devolver a dignidade às pessoas», oferecendo-lhes a liberdade de escolheres os produtos que lhes fazem falta, sem se limitarem às ofertas de cabazes despersonalizados.
Um pacote de arroz deverá custar um “santo antónio”, um de massa custará meio, enquanto as fraldas sobem para dois – a mercearia não estará limitado a produtos alimentares. Carrinhos de bebé, brinquedos e roupa serão outros dos bens disponíveis.
O objetivo da autarquia é estender o apoio a algumas famílias de classe média que passem por dificuldades económicas pontuais, por exemplo, nos meses em que pagam os seguros dos automóveis ou o imposto sobre imóveis.
Os bens disponibilizados pela mercearia serão doados por empresas, comerciantes, instituições públicas ou privadas e quaisquer pessoas que queiram contribuir. Também será incentivado o sistema de trocas, deixando um bem de que já não se precisa na loja em troca de outro que faça falta.