Mais de 63 por cento dos portugueses com 65 ou mais anos foram vacinados contra a gripe neste inverno, segundo estimativas divulgadas no relatório “Vacinómetro” para a época gripal 2015/16.
No mesmo documento estima-se também que foram vacinados 30 por cento das pessoas com doenças crónicas, e mais de metade (55,7 por cento) dos profissionais de saúde com contacto direto com os doentes.
Foram ainda vacinados 34% dos portugueses com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos.
Em concreto, segundo o documento, foram vacinadas mais de 1,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos, um número semelhante ao registado no ano passado.
Os dados, no conjunto, indicam que quase metade da população estudada, 49,4%, foi vacinada, com uma percentagem quase idêntica de homens e mulheres (ligeiro aumento de homens).
Ainda de acordo com o relatório, calcula-se que sete por cento das pessoas pertencentes aos grupos prioritários para vacinação foram vacinadas pela primeira vez.
O “Vacinómetro” é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, com o apoio de uma farmacêutica, e acontece nos últimos sete anos.