Tomás Mello Breyner tinha 22 anos quando lhe foi diagnosticado um carcinoma papilar da tiroide que resultaria, posteriormente, na perda de voz. “Na altura fiquei em choque, tive medo,” assume à VISÃO Solidária por escrito. O que parecia ser um procedimento simples, complicou-se e nada correu como esperado. “Fiquei com uma traqueostomia, que ainda mantenho nos dias de hoje”, escreveu.
Três anos depois, Tomás quer retribuir ao IPO de Lisboa por lhe ter dado acesso a todos os tratamentos e consultas que precisou sem quaisquer custos.
Como produtor de eventos, conseguir trabalhar na sua área novamente tornou-se muito complicado e sentiu que tinha que arranjar um solução. Foi assim que surgiu a ideia de criar a sua própria empresa – MB Luz e Som – Produção de Eventos e Aluguer de Material Audiovisual.
Aliando o seu gosto por organizar eventos e o desejo de retribuir ao IPO, nasceu a 1ª Gala Solidária de Natal do IPO Lisboa que se realizou na terça-feira, dia 8, no Casino Estoril.
“Mais do que uma simples angariação de fundos, querio sensibilizar as pessoas para esta doença. Não digo para encarar o cancro como uma constipação, mas é preciso deixar de lado este tabu que existe em torno do cancro”, escreveu no âmbito da entrevista realizada por escrito. “Devemos encarar o cancro com força para não sairmos vencidos desta luta”.
De momento, a sua saúde está estável, mas os médicos dizem que ainda tem valores patológicos e que é provável que ainda tenha uns “restinhos de tumor.” Vai ao médico de 4 em 4 meses para estar tudo controlado.
A Gala consistiu num espetáculo de variedades, com humor e música em nome da solidariedade. Entre os convidados houve comediantes e músicos, como Eduardo Madeira, Joana Madeira, António Raminhos, Luís Felipe Borges, Manuel Marques e Joel Rodrigues, e os músico, Luís Represas, Paulo Gonzo, ATOA, João Só e os Virgem Suta.
O objetivo é comprar, no mínimo, um dos três equipamentos que o IPO Lisboa está a precisar para o serviço de otorrinolaringologia.
A angariação de fundos continua até 2 de janeiro através de uma linha de valor acrescentado (€0.60 + IVA): 760 200 350.
Tomás aproveitou a oportunidade para agradecer todos os apoios que teve para realizar a Gala, sobretudo à namorada, Maria Paes de Carvalho, que o apoiou em tudo o que foi preciso.