Na segunda-feira, dia 23, vários humoristas vão juntar-se não só para fazer rir, mas também para sensibilizar o público relativamente ao cancro da próstata.
Eduardo Madeira, Nuno Markl, Vasco Palmeirim, Manuel Marques, António Raminhos, Luís Filipe Borges, Joana Madeira e Vanda Miranda vão pisar o palco do Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, às 21h30, para um evento de angariação de fundos no âmbito da iniciativa “Cancro da Próstata: Vamos Tocar Neste Assunto e Dar um Bigode ao Cancro”.
A entrada no espetáculo é gratuita, mas é necessário reservar o lugar. Por cada reserva, a Bayer doa cinco euros à Associação Portuguesa de Doentes da Próstata.
Os bilhetes podem ser reservados até sexta-feira, dia 20, através do número 218 508 116.
Não é por acaso que em novembro existem tantas campanhas de alerta para o cancro da próstata. Em 2003, na Austrália, surgiu um movimento intitulado “Movember,” que rapidamente se espalhou pelo mundo.
Durante o penúltimo mês do ano, os homens são desafiados a deixarem o bigode crescer, enquanto as mulheres podem apoiar a causa usando bigodes postiços ou camisas masculinas. O bigode é o símbolo de várias campanhas de sensiblização sobre o cancro da próstata, que alertam para a prevenção, sintomas a ter em atenção e tratamentos.
Existem várias entidades nacionais que também usam o bigode como símbolo de alerta para o cancro da próstata, entre elas está a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata, promotora do espetáculo “Cancro da Próstata: Vamos Tocar Neste Assunto e Dar um Bigode ao Cancro” juntamente com a Sociedade Portuguesa de Oncologia e a Associação Portuguesa de Urologia.
Em Portugal surgem, anualmente, entre 3500 a 4000 novos casos de cancro da próstata. A prevenção é essencial. Quando detetada precocemente, a doença apresenta uma taxa de cura de 85%.