“A vida dela depende dos médicos e da ciência. Precisava de a ajudar, comecei a fazer espetáculos e abrangi tanto a comunidade canadiana como a portuguesa. Não podia ficar parado. Só eu a podia ajudar. Ela comprou uma casa e não pode trabalhar. A melhor forma de o fazer era através da comédia”, disse à Lusa Mike Rita, 25 anos, membro do grupo de comediantes ‘The Portuguese Kids‘, que faz assentar os seus espetáculos em situações relacionadas com a vida da comunidade portuguesa no Canadá (onde vive) e nos Estados Unidos.
O espetáculo de solidariedade vai juntar alguns dos melhores comediantes de Toronto no Bramalea Lions Hall, em Brampton e realiza-se a 22 de novembro.
“A minha irmã tem um cancro na mama e a minha mãe teve o mesmo problema há quatro anos. Quando iniciei a carreira na comédia, a minha mãe começou a ter este problema, e foi algo que me afetou bastante”, disse o comediante, residente em Toronto e filho de emigrantes da Ribeira Quente, ilha de S. Miguel (Açores).
Mike Rita iniciou-se na comédia após concluir o ensino secundário. Quando terminou os estudos ingressou no ramo da construção civil como fazem muitos jovens portugueses no Canadá, mas passados dois anos já era profissional de ‘stand up comedy’.
Na escola secundária, com 18 ou 19 anos de idade, já gostava de fazer rir as pessoas recorda Mike Rita. “Naquela altura gostamos sempre de fazer amigos e eu fazia sempre rir as pessoas”, revelou. Incrédulo, confessa: “Sempre gostei de fazer rir as pessoas, mas nunca pensei que pudesse viver desta profissão”.