O que é que começa no dia 1 e termina a 4 de outubro? Não, não é a campanha eleitoral. É a segunda edição da iniciativa Seja Sorridário, organizada pela Operação Nariz Vermelho, para angariar fundos para os Doutores Palhaços, que levam semanalmente a boa disposição às crianças hospitalizadas do País.
No dia 2 de outubro, a campanha concentra-se na cidade de Lisboa, onde haverá uma parada solidária com a presença dos Doutores Palhaços. A parada, que começa e acaba no Museu da Carris, será animada pela banda Farra-Fanfarra e inclui uma carrinha de caixa aberta e vários veículos turísticos: go-go cars, scooters, tuk-tuks, beetles e HIPPOtrip.
Rossio, Avenida da Liberdade, Saldanha e Largo Camões, são locais de paragem, mas a caravana vai também passar por Alcântara, pelo Cais do Sodré, Marquês de Pombal, Rato, Príncipe Real e Belém. Na Avenida da Liberdade (entre a Travessa do Salitre e a Rua Salitre), os Doutores Palhaços serão recebidos por 80 crianças num momento musical, pelas 14h30.
Nos restantes quatro dias da campanha Seja Sorridário, mais de 1200 vão andar por Lisboa, Almada, Amadora, Sintra, Cascais, Oeiras, Coimbra, Porto, e Braga para recolher donativos para esta causa, que promove visitas de artistas profissionais às enfermarias pediátricas de 13 hospitais do País.
“Com quase o dobro dos voluntários face à primeira edição da campanha ‘Seja Sorridário’ esperamos que também a generosidade da população se multiplique e que se alcance um novo recorde de doações”, diz Magda Ferro, coordenadora de comunicação e eventos da Operação Nariz Vermelho.