É entre scones, compotas e chás que a época natalícia começa no Convento dos Cardaes, em Lisboa, sede da Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. Por enquanto, o momento é de encher a loja com produtos caseiros, mas a partir de 21 de novembro, começam os chás solidários do convento e a venda de Natal, formas que a instituição encontrou para se financiar.
Todos os fins de semana, das 15 às 20 horas, estará a funcionar um salão de chá no refeitório do século XVII e no claustro pequeno, ao mesmo tempo que a loja gourmet abrirá as suas portas para vender os milhares de frascos de doces, marmeladas, frutas de conserva, vinagres, chutneys, compotas, molhos agridoces, bolachas e bolos, confecionados pelas irmãs dominicanas, pelas funcionárias e pelas utentes e voluntárias da instituição. Também estarão presentes 50 criadores de produtos portugueses diversificados.
No final, todas as receitas angariadas servirão para suportar financeiramente a obra social do Convento dos Cardaes, onde vivem 35 mulheres com necessidades especiais.