A campanha, que resulta de uma parceria entre o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e a área farmacêutica da empresa 3M Portugal, inclui a colocação de cartazes, anúncios televisivos, distribuição de folhetos e presença nas redes sociais.
Durante os meses de junho e julho, a campanha vai contar com vários pontos de recolha de sangue fixos e sete unidades móveis do IPST, decoradas com uma imagem criada especialmente para a campanha, para fazer a recolha de norte a sul do país.
Tendo como lema “Ajuda-nos dando um pouco de ti”, a iniciativa pretende consciencializar a população, especialmente os mais jovens, da importância de dar sangue e aumentar o número de dadores de sangue em Portugal.
“Estamos muito bem durante os meses de março, abril, maio e junho e depois entramos com algumas dificuldades em julho, agosto e parte de setembro para recuperarmos em outubro, novembro e dezembro. Em janeiro e fevereiro as colheitas voltam a descer”, disse à agência Lusa Luís Negrão, responsável pelo setor de colheitas e promoção da dádiva de sangue do IPST.
“Neste momento os dadores têm uma média de idades na casa dos 45 anos. Temos uma população um pouco envelhecida em termos de dadores de sangue e estamos a tentar implementar a dádiva de sangue entre os jovens. Não é uma tarefa fácil”, disse Luís Negrão.
Nesta campanha, os tradicionais pensos rápidos usados após a dádiva foram substituídos por autocolantes coloridos com a palavra “Give” (dar) para promover o orgulho de dar sangue.