Os 123 500 euros doados pela Missão Sorriso vão ser distribuídos por três projetos ligados à saúde infantil, dois relacionados com o envelhecimento ativo e outros dois com a luta contra a fome.
A (Re)Integrar – Associação de Reabilitação Psicossocial vai lançar um serviço de apoio ao domicílio para idosos com doenças mentais, como as demências. Além de cuidados médicos, também serão prestados serviços básicos de alimentação e higiene. O projeto será financiado com os 30 mil euros atribuídos pela Missão Sorriso.
Cuidar de quem cuida é o nome do projeto do Agrupamento de Centros de Saúde Maia/Valongo, que será financiado com 18 mil euros. O principal objetivo é dotar os cuidadores de idosos das ferramentas necessárias para promoverem o envelhecimento ativo.
Com uma fatia de 25 mil euros, a delegação da Trofa da Cruz Vermelha vai criar vouchers que possam ser trocados por refeições pelas famílias mais carenciadas da região. A Associação Nacional de Ajuda aos Pobres, que recebeu 15 mil euros, também vai investir em refeições solidárias, criando um refeitório social.
O Centro Hospitalar de S. João (17 mil euros), o Centro Hospitalar do Porto (16 mil euros) e o Hospital Pedro Hispano (2500 euros) vão investir em projetos ligados à saúde infantil.
No S. João o dinheiro será investido no projeto Segurança em Endoscopia Respiratória, que permitirá um melhor diagnóstico e maior segurança na realização do exame; no Centro Hospitalar do Porto vai avançar a iniciativa Música nos Hospitais para melhorar o bem-estar das crianças internadas; no caso do Pedro Hispano será implementado um programa de acompanhamento das famílias das crianças operadas em regime de ambulatório, que incluirá um livro de histórias infantis.
Ao longo de 2013, a Missão Sorriso angariou mais de dois milhões de euros através dos donativos dos portugueses.